_Armacell provides numerous and diverse career opportunities._ _Add your talent to ours and make a difference around the world_
Resumo do **Função**:
O Analista de Importação e Exportação é um dos membros-chave da equipe de Supply Chain da Armacell na América do Sul. É responsável por planejar e administrar os processos de compras de importação e processos de vendas de exportação. Como parte de suas responsabilidades, também deve prover ao time de finanças as informações necessárias para que eles realizem a conferência e fechamento contábil dos custos de importação.
**Responsabilidades**:
- Processamento de compras, importação e nacionalização de produtos e matérias-primas diversas.
- Acompanhamento de todo o trâmite alfandegário e operacional decorrente da importação, incluindo fechamento de câmbio, emissão de documentos, observação das obrigações legais, etc.
- Administração do processo de exportação dos produtos da empresa cuidando da emissão de documentos de exportação e desembaraço de mercadorias em portos/aeroportos e fronteiras alfandegadas.
- Contatos com despachantes aduaneiros para coordenação e follow-up dos embarques e com clientes para confirmação de recebimento, cobranças, fechamento cambial, etc.
- Acompanhar as necessidades de importação mediante solicitações da área de produção e compras, bem como as necessidades de exportação mediante solicitação da área comercial.
- Contatar e negociar com fornecedores do exterior as condições de preço, prazo de entrega e formas de embarque, analisando e providenciando a documentação necessária para o despachante aduaneiro, buscando aprovação para efetivar a compra, confirmação do pedido e acompanhamento do recebimento, monitorando o embarque, transporte e chegada dos produtos na empresa.
Participação no processo de exportação dos produtos da Empresa cuidando da emissão e remessa aos clientes dos documentos originais: faturas, certificados de origem, _packing list, _conhecimentos de transporte e outros.
- Efetuar _follow-up_ de exportação, acompanhando a produção em relação aos prazos de entrega negociados, coordenando o embarque e confirmando o recebimento junto ao cliente. Emitir relatório periódico de acompanhamento para as áreas de gestão da empresa.
- Emitir relatórios e controlar indicadores da área de Supply Chain.
Requisitos e Qualificações
- Superior completo em Administração de Empresas, Comércio Exterior ou Logística;
- Desejável experiência na operação de Embarques de Importação e Exportação
- Office (Excel) avançado
- Conhecimentos na utilização de softwares como ERP (SAP)
- Inglês intermediário/avançado
- Desejável Espanhol Intermediário (será um diferencial no processo)
- Administração do tempo e habilidades de priorização de tarefas;
- Agilidade de raciocínio e atenção concentrada
- Atendimento ao cliente
- Dinamismo e pró-atividade
- Planejamento e controle
- Bom relacionamento interpessoal e espírito de equipe
- Boa comunicação oral e escrita
Time Type:
Full time