Realizar atendimento social ao paciente e familiares e dar devidos encaminhamentos aos órgãos competentes de acordo com a demanda recebida. Responsabilidades e atribuições - Realizar atendimento social aos clientes internos e externos e dar os devidos encaminhamentos. - Identificar pacientes internados que possuem potencial para o Home Care e Viver Bem, informando à equipe multidisciplinar e à equipe do Home Care. - Notificar, conforme legislação pertinente, profissionais ou órgãos competentes, situações prováveis de violência contra criança, adolescente e idoso, violência sexual ou violência doméstica de pacientes internados. - Encaminhar o cliente às entidades sociais locais, de acordo com a necessidade específica de acompanhamento ou intervenção. - Colaborar com a Pesquisa de Satisfação do Cliente, incentivando o paciente no preenchimento do questionário. - Deliberar quanto à possibilidade de visitas e/ou acompanhantes aos pacientes internados. - Mediar pedidos de concessão de entrada de pessoas de cunho religioso/espiritual para oferecer orações, preces, etc. aos pacientes internados. - Estabelecer interação com os outros/setores garantindo a qualidade dos serviços prestados. - Mediar necessidades sociais de pacientes e/ou acompanhantes junto ao Setor de Nutrição e Dietética. - Orientar pacientes e/ou acompanhantes nas demandas de transferência, alta, óbito, sepultamento de membro, etc. - Receber, orientar e acompanhar estagiários de acordo com seus conhecimentos especializados. - Fazer registro dos atendimentos aos pacientes em prontuário. - Participar de reuniões de discussão de casos com a equipe multidisciplinar. - Realizar intervenções junto à equipe multidisciplinar no que tange à relação social com os pacientes e familiares e/ou responsáveis. - Fazer atendimento social ao profissional da equipe multidisciplinar no que tange às repercussões sociais de sua prática em instituição hospitalar. - Prestar informações aos clientes quanto à disponibilidade de leito na rede credenciada, mediando transferências ou recusa de leitos. - Elaborar planos de ação em prol de melhorias, cumprindo com as atividades e prazos estabelecidos. - Remover e descartar em local apropriado resíduos provenientes da execução dos serviços. - Elaborar relatórios e disponibilizá-los aos seus superiores. - Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho. - Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança. - Participar de eventos, comissões ou reuniões quando convocado. - Atender às programações de treinamento e desenvolvimento. - Cumprir com as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias, etc. - Criar e sugerir fluxos e processos de trabalho, adotar medidas de otimização e racionalização, visando melhorar as atividades da equipe e das áreas intervenientes. - Informar a gestão sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude. - Posicionar a gestão sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade. - Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior. Requisitos e qualificações Exigidos: - O cargo requer curso superior em Serviço Social e Registro ATIVO no conselho. - O cargo exige experiência profissional na área hospitalar, com conhecimento das rotinas do SUS.Conhecimentos Técnicos em Estatuto do Idoso e Adolescente. - Desejável: - Pós - Graduação completo na área do Serviço Social. - Conhecimento com processos de acreditação hospitalar A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País. Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos. - Somos 344 Cooperativas - 116 mil médicos cooperados - 17 milhões de beneficiários - 2.445 hospitais credenciados - 119 hospitais próprios Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.