Nosso cliente um banco está em busca de um profissional para assumir a posição de Coordenador(a) de cobrança e risco.
O Coordenador de Cobrança será responsável pela supervisão e liderança da equipe de análise de cobrança, garantindo a eficácia dos processos de concessão de crédito e cobrança. Sua função principal é assegurar que as políticas e controles internos estejam em conformidade com as regulamentações, além de garantir a mitigação de riscos nas operações de crédito para pessoa física e jurídicas. Este profissional será o ponto de referência monitoramento das carteiras e acompanhamento da inadimplência, buscando sempre a melhoria contínua e a redução de riscos.
Responsabilidades:
• Coordenar e supervisionar as atividades da equipe de cobrança;
• Desenvolver e implementar políticas e procedimentos para monitoramento de carteira e gestão de cobrança;
• Realizar a análise de renegociação e repactuação de operações de crédito e negociação de garantias;
• Implementar e monitorar indicadores de desempenho (KPIs) relacionados à inadimplência, performance e eficácia de cobrança, desenvolvendo projeções de PDD, perdas e descontos;
• Identificar e monitorar comportamentos de crédito/cobrança e risco em relação ao portfólio de crédito;
• Produzir relatórios executivos, dashboards e apresentações para comitês;
• Identificar oportunidades de automatização e implementar melhorias nos processos operacionais;
• Interação com fornecedores de soluções para otimização de nossas políticas;
• Colaborar com outras áreas (jurídica, comercial, financeiro) e empresas do Grupo para otimizar processos e resolver conflitos.
Requisitos:
Formação superior em Administração, Economia, Contabilidade, ou áreas correlatas.
Conhecimento profundo de análise de risco e cobrança.
Habilidade em desenvolvimento e implementação de estratégias de mitigação de risco e redução da inadimplência.
Ampla experiência com desenvolvimento de relatórios de monitoramento, performance de carteira e eficiência de cobrança.
Vivência comprovada na gestão e relacionamento com escritórios e parceiros de cobrança externos.
Experiência comprovada na área de cobrança de produtos de crédito bancário (bancos, fundos, fintechs, escritórios de cobrança).
Experíência com sistemas/CRMs/plataformas para controle e automatização de ações de cobrança.
Proficiência em Excel avançado (ou em outras ferramentas de análise de dados como SQL, Power BI, Python) para análise de dados e desenvolvimento de relatórios gerenciais, para suportar tomadas de decisão estratégicas.
Capacidade de comunicação assertiva e fluência para apresentar resultados e estratégias para diferentes públicos (internos e externos).
Vivência em gestão de pessoas.
Power Point avançado
Capacidade analítica, visão estratégica e habilidades de comunicação.
Desejável:
• Noções de contabilidade;
• Pós-graduação em Gestão de Crédito, Finanças, Controladoria ou áreas relacionadas.
• Conhecimento em metodologias de avaliação de risco de crédito e collection, como scoring e análise de rating.
• Vivência com regulamentações do setor financeiro, como o Código de Defesa do Consumidor, LGPD, Provisões, entre outras normas de compliance.
• Conhecimento sobre o funcionamento de bancos centrais, regulamentações e análise de dados de sistemas como Serasa, Bacen, SPC e outros.
• Inglês intermediário/avançado será considerado um diferencial para lidar com análises internacionais ou fornecedores externos.
Localidade: São Paulo/ Pinheiros
Atuação híbrida - 2x na semana HO.
Benefícios:
Alelo Refeição
Alelo Alimentação
Plano de Saúde Bradesco sem coparticipação para o colaborador, extensível a cônjuge e dependentes;
Plano Odontológico Bradesco nas mesmas condições do plano de saúde;
Auxílio creche
Participação nos Lucros e Resultados, conforme acordo coletivo;
Day off de aniversário;
Empréstimo consignado, conforme políticas.
Entre outros;