Detalhes da vaga
Área de Atuação:
Complexo do Hospital das Clínicas
Carga horária:
40 horas semanais
Local de trabalho:
São Paulo - SP
Requisitos
Formação:
Completo em Letras, Biblioteconomia ou Editoração/ Produção Editorial. (obrigatoriedade de anexar documentação)
Pós Graduação Concluída
em Gestão ou áreas correlatas (obrigatoriedade de anexar documentação)
Idiomas:
Inglês intermediário/ avançado desejável. Fluência em outras línguas será um diferencial.
Conhecimentos
consolidados no setor editorial de livros técnicos e científicos; negociação e análise de contratos editoriais;
* Familiaridade com formatos digitais de publicação, plataformas de distribuição digital e bibliotecas virtuais;
* Domínio de Excel e ferramentas de planilhas avançadas para análises de desempenho, projeções e relatórios.
Atribuições
Estabelecer e manter relacionamento estratégico com editoras nacionais e internacionais;
Realizar a comunicação e o suporte necessário para autores e coordenadores de obras técnicas, desde a proposta editorial até a publicação e distribuição das obras;
Atuar como ponto focal entre a Instituição e seus parceiros editoriais, garantindo alinhamento de interesses e fluidez na comunicação;
Conduzir negociações contratuais envolvendo direitos autorais, formatos editoriais, e demais cláusulas editoriais;
Apoiar, fornecendo informações técnicas, comerciais e de mercado, na elaboração de minutas e ajustes contratuais, em conjunto com os demais profissionais da equipe e departamentos, assegurando o cumprimento das normativas legais e políticas institucionais;
Apoiar na gestão do ciclo de vida dos contratos editoriais, assegurando a renovação, encerramento, compliance e a mitigação de riscos contratuais de forma sistematizada;
Realizar análises detalhadas de processos e contratos editoriais para identificar viabilidade, tendências, oportunidades e riscos, especialmente nas perspectivas comercial, técnica e mercadológica;
Elaborar e estruturar planos de negócios, com análises do mercado e de tendências para identificação de oportunidades e novos negócios;
Desenvolver novas estratégias de negócio, contribuindo para a melhoria contínua dos processos;
Conduzir estudos de inteligência de mercado e benchmarking, identificando boas práticas e movimentos estratégicos para subsidiar decisões de posicionamento institucional;
Prospectar oportunidades editoriais alinhadas aos objetivos da Instituição, incluindo novas parcerias e inserção em segmentos de mercado;
Redigir normativas institucionais relacionadas ao negócio;
Propor e implementar estratégias geradoras de valor, com base em uma ampla visão sistêmica sobre gestão e planejamento editorial e na análise do ambiente de negócios;
Elaborar o planejamento estratégico do negócio;
Conduzir estudos de viabilidade econômica e de impacto para propostas de novos produtos editoriais;
Definir métodos de análise e métricas de avaliação de contratos editoriais com regularidade pré-definida;
Explorar e analisar aplicabilidade de novas tecnologias no processo editorial, como plataformas digitais, audiobooks, e-books interativos e inteligência artificial aplicada à produção e distribuição de conteúdo;
Propor soluções inovadoras para o modelo de negócios editorial, com foco em expansão de alcance, modernização e sustentabilidade;
Realizar a curadoria de conteúdos, construção de linhas editoriais e avaliação de portfólios, om base em critérios de impacto, retorno e alinhamento institucional;
Acompanhar e reportar o andamento por negócio e produto, realizando a interlocução entre as diretorias e as partes envolvidas;
Desenvolver avaliação periódica de execução/acompanhamento de forma a contribuir com a gestão e os resultados;
Monitorar o desempenho comercial das obras publicadas, analisando dados de vendas e distribuição para orientar estratégias de divulgação, reposicionamento e novas oportunidades de monetização;
Definir e acompanhar os Key Performance Indicators (KPIs) para o acompanhamento dos negócios; desenvolver relatórios financeiros e apresentações executivas para alta liderança, destacando as principais métricas e resultados; Acompanhar e manter os cronogramas de projetos e negócios atualizados em relação ao prazo, custo, qualidade, documentação envolvida e demais itens pertinentes;
Trabalhar de forma estratégica em conjunto com os demais Departamentos e Instituições apoiadas;
Realizar interlocução interna e externa para garantir a efetivação dos negócios nos parâmetros definidos na Instituição;
Apoiar nas demais atividades do departamento.
Etapas
Todas as fases são eliminatórias e a nota de corte deste processo seletivo será de 6,0
1º etapa: Avaliação de títulos - análise do currículo e da documentação solicitada
2º etapa: Prova Escrita
e/ou
3º etapa: Prova Prática ou Dinâmica de Grupo
4º etapa: Entrevista
Prazo de inscrição:
10/11/2025 a 14/11/2025