Emprego
Meus anúncios
Meus alertas e-mail de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Dicas de emprego Fichas de empresas
Pesquisar

Engenheiro(a) / especialista em hardware rfid

São José dos Campos
Kensys
Anunciada dia 8 maio
Descrição

Descrição

Buscamos um(a) Especialista em Hardware RFID para liderar a frente de infraestrutura física de um projeto de alta complexidade de rastreamento de volumes em terminais de cargas aeroportuário. O profissional será a referência técnica para a escolha, dimensionamento, testes e validação de todos os dispositivos RFID (leitores, antenas, coletores de dados, impressoras térmicas e tags). Será responsável por garantir que o hardware suporte o alto volume operacional e cumpra os rigorosos SLAs de recebimento, armazenagem e expedição de importação e exportação.

Responsabilidades e atribuições
* Seleção e Especificação Técnica: Definir os modelos ideais de equipamentos junto aos fornecedores (como Zebra, Viaonda, etc.), englobando:
* Leitores fixos industriais de 8 portas para portais de leitura.
* Antenas de alto ganho (ex: polarização circular/linear) e cabos,
* Coletores de dados (Mobile) com sistema operacional Android.
* Impressoras de transferência térmica RFID UHF de alto volume (203dpi), avaliando tecnologias híbridas e\ "On-Metal\" (ex: Linha Zebra ZT400/ZT411).
* Homologação de Insumos (Tags): Especificar etiquetas RFID UHF padrão EPC Gen2 / ISO 18000-6C adequadas para múltiplas superfícies, desde papelão e plástico para cargas gerais, até tags especiais\ "On-Metal\" (ex: Família Silverline) para Racks e ULDs aeronáuticos.
* Execução de Site Survey: Conduzir o levantamento em campo no terminal para definir a localização exata dos portais, validar quantidades de antenas por zona (ex: transelevadores TE/TZ, câmaras frias e docas), e especificar barreiras mecânicas e proteção contra vazamento/interferência de radiofrequência.
* Implantação e Configuração: Realizar a instalação lógica, ativação e testes unitários/integrados de todos os leitores e equipamentos acessórios nos portais RFID.
* Testes e Validação: Elaborar relatórios técnicos e planos de teste (Cutover), garantindo que a comunicação entre a etiqueta e a antena ocorra na distância e velocidade exigidas pela operação.
* Treinamento e Go-Live: Elaborar documentação técnica (manuais) das configurações, treinar usuários multiplicadores na aplicação de etiquetas e operação do hardware, e acompanhar a operação inicial assistida (Go-Live).
Requisitos e qualificaçõesHard Skills
* Formação superior completa em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Mecatrônica, Automação ou áreas correlatas.
* Sólida experiência comprovada com tecnologia RFID UHF (Ultra High Frequency) e profundo conhecimento dos padrões globais.EPC Gen 2 (ISO 18000-6C)
* Experiência prática com hardwares de prateleira (Leitores Zebra, Impinj, Coletores robustos, Impressoras de etiquetas industriais).
* Vivência na execução de Site Survey para RF e mitigação de interferências em ambientes logísticos ou industriais complexos.
* Conhecimento sobre física de RF, compreendendo como os sinais reagem em presença de metais, líquidos e diferentes densidades de materiais.
Soft Skills
* Pensamento analítico e capacidade de resolução de problemas técnicos complexos.
* Rigor técnico e alta atenção a detalhes em ambientes de alta criticidade operacional.
* Organização e planejamento para condução de implantações, testes e validações de infraestrutura.
* Comunicação técnica clara com equipes multidisciplinares (operações, tecnologia e fornecedores).
* Capacidade de colaboração em projetos que envolvem integração entre hardware, software e processos logísticos.
* Autonomia e senso de responsabilidade na condução de decisões técnicas e resolução de incidentes.
* Adaptabilidade para atuar em ambientes logísticos e industriais dinâmicos.
* Orientação para resultado e confiabilidade operacional das soluções implantadas.
#J-18808-Ljbffr

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar
Vagas parecidas
Emprego São José dos Campos
Emprego São Paulo
Emprego Sudeste
Página principal > Emprego > Engenheiro(A) / Especialista Em Hardware Rfid

Jobijoba Brasil

  • Dicas de emprego

Encontre vagas

  • Vagas de emprego por cargo
  • Pesquisa de vagas de emprego por área
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contato / Parceria

  • Entre em contato
  • Publique suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de uso - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2026 Jobijoba Brasil - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta ativado
Salva
Salvar