Responsável pelo acompanhamento e interpretação das legislações tributárias federais, estaduais e municipais, análises tributárias sobre as operações de faturamento/recebimento, benefícios fiscais e controle de estoque, consultoria tributária para as demais áreas da empresa, elaboração de relatórios gerenciais e propostas para as comissões, comitês e diretoria, garantindo a acuracidade e respeitando os prazos estabelecidos, fornecendo subsídios necessários para confiabilidade das informações. Responsabilidades e atribuições Orientar, conferir e revisar dados e documentos, para as atividades de apuração, envio das obrigações acessórias, emissão e controle de documentos legais. Orientar e elaborar planilhas e relatórios gerenciais e de suporte às atividades de apuração, envio das obrigações acessórias, emissão e controle de documentos legais. Orientar e organizar arquivo de documentos físicos e eletrônicos, gerados nas atividades de apuração, envio das obrigações acessórias, emissão e controle de documentos legais. Orientar e realizar atividades de apuração dos tributos federais, estaduais e municipais, incluindo cálculo dos benefícios fiscais aplicáveis e o envio de informações e documentos para contabilização e conciliação. Orientar, emitir e encaminhar guias para pagamento dos tributos e solicitar comprovantes para arquivamento na apuração. Orientar, preencher e transmitir Pedidos de Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de tributos (Per/Dcomp), conforme Procedimento aprovado e manter atualizado o controle de tributos a recuperar. Orientar, gerar e transmitir as Obrigações Acessórias relacionadas às apurações dos tributos, dentro do prazo e em conformidade com a legislação vigente. Orientar e dar suporte no atendimento e disponibilização de informações e documentos à auditoria interna, auditoria externa e fiscalizações. Orientar e preencher formulários para solicitação de serviços. Efetuar outras atividades correlatas, quando solicitada por seus superiores Orientar e preencher formulários, requerimentos e outros documentos necessários para o devido atendimento das obrigações acessórias e manutenção da regularidade fiscal da empresa. Orientar, emitir e disponibilizar certidões de débitos tributários, mantendo os respectivos controles e vencimentos atualizados. Orientar e corrigir inconsistências identificadas nas apurações e obrigações acessórias, mantendo a regularidade fiscal das empresas. Orientar e solicitar acerto contábil das divergências encontradas na conferência dos relatórios contábeis e fiscais gerados na apuração dos tributos. Orientar e dar suporte na conciliação das Contas do Razão vinculadas às apurações dos tributos. Dar suporte nos projetos de implantação e efetuar configurações nos sistemas de ERP utilizados para a apuração de tributos e geração e envio de obrigações acessórias. Dar suporte na análise da legislação e elaboração de propostas e procedimentos pertinentes às apurações dos tributos e obrigações acessórias. Manter atualizadas as parametrizações fiscais dos ERPs utilizados e realizar (sob orientação) ajustes e correções necessárias. Apoiar (sob orientação) com informações a elaboração de proposta dentro de uma estruturada para atendimento de Comissões, Comitês e Diretorias. Avaliar os procedimentos fiscais e propor soluções/aplicação (sob orientação). Requisitos e qualificações - Superior Completo Bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. - Conhecimentos em Avançado em Legislação Tributária; Contabilidade Gerencial; Direito Tributário; Pacote Office (Word, Excel, Powerpoint, Outlook) - Inglês Avançado. - Facilidade com Trabalho em Equipe, Facilidade com Comunicação, Facilidade com Números e Cálculos, Comprometimento, Iniciativa, Resiliência, Atenção aos Detalhes, Boa Capacidade Analítica e Organização. Informações adicionais BENEFÍCIOS: Participação nos resultados; Previdência privada; Plano de saúde e odontológico; Alimentação subsidiada; Ambulatório interno; Cartão farmácia; Clube de Vantagens; Horário flexível; Treinamentos; Convênio com creches; Seguro de Vida; Associação recreativa, dentre outros. A WEG cresce a cada dia e abre oportunidades para pessoas que criam, inovam e buscam o desenvolvimento para crescer com ela. Se você é uma dessas pessoas e quer fortalecer sua carreira numa empresa sólida, de presença global, escolha aqui o seu lugar. Valorizamos a geração de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, os direitos humanos, a diversidade e o meio ambiente. Investimos nas soluções para redução de emissões e na promoção social em comunidades onde estamos inseridos com foco na saúde e educação. Trabalhamos em equipe, com ambiente aberto e propício ao debate e troca de ideias. Reunimos e compartilhamos conhecimentos e habilidades para aprimorar constantemente nosso processo de decisão. Promovemos, através de um sistema estruturado de governança em todos os níveis,