Graduação Completa em: Administração, Estatística, Engenharias, Física, Matemática, Contábeis, Economia, Ciências da Computação ou áreas afins;Pós-graduação completa em: Gestão de pessoas, Gestão de crédito, Finanças ou áreas afins.Diferencial:Possuir Certificação Anbima.Coordenar a implementação de planos, políticas, diretrizes, programas e procedimentos para Crédito na Cooperativa, dentro dos subsistemas de Operações e Recuperação de Crédito;Orientar e apoiar colaboradores, gestores e diretores sobre planos, políticas, diretrizes, programas e procedimentos para Crédito, garantindo a sua correta e adequada compreensão e utilização, bem como monitorá-los e orientá-los quanto aos processos já existentes;Participar da elaboração do planejamento estratégico e orçamentário da área, acompanhar e coordenar sua execução, assim como agir de modo a garantir a compreensão de seus objetivos e metas por parte de toda a equipe;Realizar e/ou coordenar a realização de estudos de mercado, benchmarking, e demais ações voltadas para o mapeamento de informações e de melhores práticas, a fim de oferecer subsídios para o desenvolvimento e/ou adequação de produtos, ferramentas e processos;Coordenar, propor e executar projetos de desenvolvimento, implantação ou melhorias de produtos, ferramentas e processos, visando melhores resultados para a operação.Coordenar a elaboração de normas e manuais relacionados à área, objetivando o melhor entendimento das características e funcionamento das ferramentas e processos de crédito.Prover suporte especializado aos usuários nas ferramentas, processos e regras de negócio pertinentes à área;Coordenar a elaboração de relatórios e avaliar indicadores, monitorando o desempenho dos produtos e processos de crédito e de análise e recuperação de crédito/cobrança, criando estratégias que visem alavancar os melhores resultados para a Cooperativa e o Sistema Ailos;Coordenar atuais parceiros e desenvolver novos, realizando a negociação e viabilizando as melhores soluções para o Sistema Ailos;Instituir e aprimorar os instrumentos e ferramentas necessárias para o planejamento, a concessão e a manutenção do crédito, buscando dar maior sustentação, controle, segurança e agilidade aos processos e visando otimização e aumento da carteira de crédito.Quando atuando em Operações/Gestão de Crédito:Coordenar análises de crédito, visando otimização, aumento de carteira e controle de inadimplência do produto;Garantir a rastreabilidade das propostas de concessão e renegociação de crédito, bem como sobre as ações de cobrança em todas as suas fases, visando o cumprimento dos prazos em cada etapa;Desenvolver, aprimorar e coordenar os controles sobre o processo de formalização de operações de crédito, inclusive de garantias, prevendo que eventuais pendências sejam evidenciadas, deliberadas por alçadas competentes e acompanhadas;Garantir que os pareceres de crédito sejam bem fundamentados e registrados com fidelidade e com o máximo de informações possíveis pelo proponente e alçadas competentes;Zelar pelo sistema de registro das garantias constituídas relativas às operações de crédito e de arrendamento mercantil, bem como pela metodologia para a avaliação periódicas destas garantias e assessorar tecnicamente a área de crédito nas Unidades de Atendimento.