 
        
        Função de supervisão e controle em atividades comerciais.
Atividades:
O profissional responsável por supervisionar o mercado, orientar a equipe e controlar a execução das atividades deve estar presente na rotina dos vendedores para assegurar a realização de acordo com a política estabelecida pela empresa.
Cabe ao supervisor observar, analisar e orientar negociações e vendas, dialogando com os profissionais responsáveis pelo processo em si, para que sejam discutidos e avaliados aspectos positivos, negativos e possíveis correções.
Ele está sob responsabilidade de planejar vendas, atender clientes, coletar indicadores do mercado consumidor, supervisionar rotina de equipe de vendas externas, conhecer bem o mercado e principalmente o público-alvo, estar a par das características dos produtos que vende para poder esclarecer dúvidas ou rebater informações falsas, identificar os vendedores que precisam melhorar o seu desempenho, partilhar dicas, truques, estratégias e informações com os vendedores, sobretudo com os que enfrentam maiores dificuldades, motivar os colaboradores a dar o seu melhor, avaliar a prestação dos vendedores, identificar os produtos que têm uma maior ou menor saída.
Ao ser um profissional eficaz como supervisor comercial, ele deve possuir habilidade em relacionamento com pessoas, dedicação, disciplina, atenção com etapas e métodos institucionais.
Além disso, é esperado que ele tenha profundo conhecimento sobre vendas, produtos, normas da instituição e suas políticas.