O Técnico de Laboratório Especializado deve ser uma pessoa versátil e capaz de dar suporte a vários procedimentos em um laboratório, incluindo limpeza, descarte de resíduos sólidos e líquidos, armazenamento e descarte de amostras. Ele deve ser capaz de manipular solventes, fracionar amostras (para ensaios como KF coulometrico, graxa, entre outros), apoiar técnicos nas análises de acordo com as normas técnicas, organizar o laboratório e apoiar os técnicos nas reanálises dos ensaios quando solicitado pela interpretação.
Além disso, ele deve realizar a limpeza de vidrarias do laboratório, monitorar volume do contêiner de descarte e solicitar recolhimento, encaminhar as amostras para serem coletadas/descartadas após o período de armazenamento no depósito e realizar o descarte das amostras após o período de armazenamento no depósito. É também responsável por apoiar os técnicos ao buscar amostras para reanálise no local de armazenamento e organizar e armazenar as amostras e bandejas após fim do processo (dentro do laboratório e/ou depósito de amostras).
O Técnico de Laboratório Especializado deve ter habilidades para realizar o fracionamento de amostras de graxas e realizar o fracionamento de amostras para o processo - ICP, IR, TBN/TAN, KF coulométrico e viscosidade. Além disso, ele deve registrar dados e informações das bandejas (número e sequência de amostras) nas planilhas de processo diários.
Ao trabalhar como Técnico de Laboratório Especializado, você precisará estar atento aos detalhes e ter uma boa capacidade de observação. Isso inclui identificar desvios do sistema de gestão ou dos procedimentos e criar ações para evitar ou minimizá-los.
O ideal é que você tenha experiência em trabalhar em laboratórios e esteja familiarizado com as normas técnicas e regulamentações relacionadas à área.