Para atuar no grupo de Inserções e Diagnóstico com Luz Sincrotron (IDS) do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS)
O grupo IDS é responsável pelas fontes de Luz Síncrotron do Sirius, que são otimizadas para cada estação pesquisa, as chamadas “linhas de luz”, especialmente as que tem como fonte Dispositivos de Inserção. Além disso, o grupo também é responsável pelo diagnóstico do feixe de elétrons usando a Luz Síncrotron gerada por ele.
No primeiro eixo de atuação, a equipe faz cálculos e simulações eletromagnéticas visando otimizar as propriedades do feixe de luz, que variam em cada estação de pesquisa. Além disso, o grupo também avalia o impacto de cada fonte de luz no acelerador, visando minimizar os distúrbios que possam ser causados por elas. No segundo eixo, o grupo opera instrumentos de diagnóstico do Sirius, usando a Luz Síncrotron para o constante monitoramento da posição e dimensões do feixe de elétrons. Desenvolvimentos também devem ser propostos e executados para melhorias dos sistemas, aliando teoria e prática.
**Responsabilidades e atribuições**
- Desenvolver e operar sistemas de instrumentação científica voltados à geração e diagnóstico de feixes de Luz Síncrotron. Essa atuação inclui tanto o trabalho em laboratório quanto o acompanhamento direto da operação de dispositivos no acelerador e nas linhas de luz, em colaboração com diferentes grupos técnicos;
- Auxiliar na especificação e operação de sistemas ópticos, mecânicos e eletrônicos, além de desenvolver soluções para controle e automação de processos experimentais;
- Participar do projeto e operação da linha de luz CARCARÁ, voltada à caracterização do feixe de luz e suas propriedades;Desenvolver e dar suporte a sistemas como monitores de posição de feixe de raios X (XBPMs) e dispositivos de inserção da fase 2 do Sirius.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Superior completo em Física ou Engenharias: Elétrica, Física, Mecatrônica ou Mecânica;
- Experiência com aquisição e processamento de dados;
- Conhecimento em Eletromagnetismo e/ou Óptica;
- Conhecimento em Programação em Python, C ou linguagem similar;
- Necessário Inglês avançado (leitura, escrita e conversação).
Diferencial
- Conhecimento em sistemas de controle;
- Conhecimento em desenho técnico (CAD);
- Afinidade com sistemas Linux;
- Conhecimento em radiação síncrotron e fontes de luz;
- Conhecimento em física de aceleradores.
**Informações adicionais**
- Assistência Médica - Unimed;
- Assistência Odontológica - Uniodonto;
- Seguro de Vida - Allianz;
- Previdência Privada - BrasilPrev;
- Licença Maternidade (estendida 6 meses);
- Auxílio Creche;
- Restaurante no local;
- Vale Alimentação - Sodexo (R$850,00/mês);
- Fretado;
- Vale Transporte;
- Estacionamento no local;
- Clube - Telecamp;
- Clube - Associação SESC gratuita;
- Gympass - desconto em academias
- Convênios com empresas que oferecem descontos.
No Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), somos movidos pela paixão pela ciência. Nosso ambiente é um vibrante centro de pesquisa e desenvolvimento, onde profissionais de diversas especialidades se conectam para enfrentar desafios complexos e criar soluções para problemas relevantes, especialmente nas áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade.
Somos uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na vanguarda da pesquisa científica no Brasil. Somos responsáveis pelo Sirius, a maior infraestrutura científica já construída no País, e atualmente, desenvolvemos o projeto Orion, um complexo laboratorial dedicado a pesquisas avançadas em patógenos, que estará disponível para a comunidade científica nacional e internacional.
Oferecemos uma ampla gama de oportunidades de carreira para profissionais de diferentes perfis. No CNPEM, conduzimos pesquisas de ponta que abrangem nanotecnologia, biociências, biotecnologia, biorrenováveis, instrumentação científica e física de aceleradores, conduzidas, respectivamente, pelos Laboratórios Nacionais de Nanotecnologia (LNNano), Biociências (LNBio), Biorrenováveis (LNBR) e Luz Síncrotron (LNLS). Essas iniciativas são fortalecidas por projetos tecnológicos desafiadores e pela busca de soluções na fronteira das engenharias, liderados pela Diretoria Adjunta de Tecnologia (DAT).
Todo esse ecossistema é sustentado por uma rede integrada de áreas estratégicas que inclui tecnologia da informação, comunicação, gestão de projetos, assessoria jurídica & compliance, recursos humanos, finanças, compras, sustentabilidade e inovação, alocadas entre Diretoria Geral (DG) e Diretoria de Serviços Compartilhados (DSC). A Diretoria Adjunta de Infraestrutura (DAI) assegura a manutenção das instalações, o suporte à engenharia e o desenvolvimento arquitetônico, criando condições ideais para o avanço de todas as atividades.
A Ilum Escola de Ciência complementa essas frentes com um curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, oferecendo uma formação inovadora que pre