Fornecer insights baseados em dados para apoiar a tomada de decisões comerciais e estratégicas críticas dentro da organização, integrando ferramentas tradicionais de BI com visualização de dados aprimorada (dashboards), análise de preços e avaliações de mercado, a fim de maximizar a criação de valor e a geração de rentabilidade. Implementar e gerenciar ferramentas e metodologias de preços, apoiando equipes comerciais, perspectivas financeiras e business cases para todas as regiões.
Responsabilidades e atribuições
* Análise do contexto de mercado: Executar atividades abrangentes de BI, incluindo análises de aduanas e pesquisas de mercado orientadas para aplicações de produtos.
* Pesquisas de mercado: realizar avaliações detalhadas do mercado regional e global e análises do contexto competitivo para regiões selecionadas;
* Liderar a implementação política de preços global para novos produtos, alinhada com a estratégia do produto e timing go to market.
* Liderar a atualização e o relatório do market map, consolidando todas as informações disponíveis publicamente (relatórios de aduanas alem de informações adicionais de inteligência de mercado) com outros dados colaborativos bottom-up das equipes comerciais.
* Monitorar os riscos de contaminação de preços das principais contas globais, suportando os gerentes de vendas regionais com alertas de distorções de preços e discussões sobre táticas de negociação.
* Apoiar a análise de preços e rentabilidade com o objetivo de maximizar a criação de valor, faturamento e a margem de contribuição a médio/longo prazo.
* Manutenção do Dashboard de BI: liderar o desenvolvimento, a implementação e a manutenção do Dashboard Hub, incluindo relatórios importantes, como análise aprofundada do produto, desempenho de vendas, RMI, mapa de aplicações e mapa de mercado, para melhorar a compreensão dos dados em toda a empresa.
* Automação de relatórios: impulsionar a automação de relatórios de rotina, com foco específico nas métricas de desempenho de vendas.
* Programas de clientes: apoiar a execução de programas de pesquisa de clientes, satisfação do cliente e programa loyalty.
* Garantir que todas as solicitações analíticas e relatórios alfandegários atribuídos sejam entregues no prazo e na íntegra (OTIF), respeitando os prazos rigorosos do projeto.
* Gerenciar fornecedores de relatórios de aduana, bem como parceiros de avaliação de mercado, e avaliar constantemente opções alternativas no mercado.
Requisitos e qualificações
* Bacharelado em Engenharia, Economia, Marketing ou Administração.
* Habilidades avançadas em MS Excel e PowerPoint.
* Habilidades avançadas de organização e gerenciamento de projetos.
* Conhecimento intermediário em finanças.
* Capacidade de usar ferramentas de IA para análises de relatórios gerenciais como para aplicações básicas de programação.
* Inglês Avançado/Fluente para conversação, escrita e leitura.
Desejável:
* MBA/pós-graduação ou mestrado;