Profissional de Saúde Farmacêutico
O profissional farmacêutico desempenha um papel fundamental na área da saúde, sendo responsável por garantir a segurança e eficácia do tratamento. Sua atribuição principal é apoiar a liderança nas ações relacionadas à padronização, com foco em segurança, qualidade e otimização da terapia medicamentosa.
O farmacêutico participa da elaboração, aplicação e atualização de formulários terapêuticos e protocolos clínicos para a utilização de medicamentos e outras tecnologias em saúde. Além disso, fornece informações técnicas sobre medicamentos à equipe de saúde e apoia na elaboração de procedimentos operacionais padrão e formulários próprios.
O profissional farmacêutico também desenvolve ações para prevenção, identificação e notificação de incidentes e queixas técnicas relacionadas a medicamentos e outras tecnologias em saúde. Executa ações de orientação e educação em saúde aos demais membros da equipe de saúde, pacientes e familiares/cuidadores.
Além disso, o farmacêutico analisa as prescrições e monitora a utilização de medicamentos e produtos para a saúde. Realiza e mantém registros das ações farmacêuticas atualizados, observando a legislação vigente.
O profissional farmacêutico ainda desenvolve atividades clínicas, em todas as etapas de transição do cuidado, com foco na segurança do paciente e uso racional de medicamentos. Desenvolve e participa de programas de treinamento e educação continuada de recursos humanos na área de saúde.
Também realiza intervenções farmacêuticas objetivando melhorar a farmacoterapia dos pacientes e garantir maior adesão ao tratamento. Participa e promove discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde.
O trabalho do farmacêutico envolve atuar no processo de formação e desenvolvimento profissional de Farmacêuticos, Auxiliares de Farmácia e demais membros da equipe de saúde. Coleta, compila e estrutura os dados para a realização dos indicadores da área, analisando criticamente os resultados.
Requisitos:
* Ensino Superior em Farmácia (obrigatório);
* Especialização em Farmácia Hospitalar e/ou Clínica (desejável);
* Inglês (desejável).
Benefícios:
* Assistência médica e odontológica (após o período de experiência);
* Seguro de vida;
* Convênio com SESC;
* Convênio com Farmácia;
* Refeições no local;
* Gympass;
* Vale alimentação.