Desenvolver infraestruturas para o setor inclui informatização, comunicação e manutenção de equipamentos e instalações. Organizar a área física e equipamentos de proteção individual e coletiva são tarefas importantes.
O farmacêutico oncológico participa da elaboração de protocolos clínicos e utilização de medicamentos. Seleciona e padroniza medicamentos e materiais utilizados na quimioterapia, verificando as boas práticas de fabricação e notificando queixas técnicas.
Presta assistência farmacêutica integral, realiza orientações farmacêuticas e cria cadastros de produtos. Análisa prescrição médica, calcula doses e escolhe diluentes e embalagens adequadas.
Estabelece um sistema eficiente de transporte e dispensação de medicamentos com rastreabilidade. Supervisa a dispensação segura dos medicamentos e manipula agentes antineoplásicos com técnica asséptica.
Realiza ações de farmacovigilância e desenvolve gerenciamento de riscos hospitalares. Programa e supervisiona inventários de estoque e treina novos colaboradores. Promove educação e ensino sobre medicamentos e produtos para saúde membros da equipe de saúde.