Acompanhar o funcionamento e a saúde dos sistemas em tempo real é fundamental para garantir sua disponibilidade.
Atividades desempenhadas incluem:
* Acompanhar as métricas de SLA para garantir a disponibilidade dos sistemas;
* Utilizar ferramentas de observabilidade e monitoramento para detectar falhas críticas;
* Determinar as causas raiz das falhas críticas;
* Fornecer suporte técnico para resolver problemas em caso de abends ou degradação do serviço;
Para atuar nessa função, é necessário ter experiência com desenvolvimento COBOL (Batch/On-Line) e conhecimentos básicos em ferramentas de gestão de incidentes (ServiceNow, Jira).
Além disso, é importante ter conhecimentos em Banco de Dados DB2 e sistema operacional usado em ambientes de mainframe (z/OS IBM).
O ideal seria ter experiência com CEDX (Transaction Dump Utility), TWS (Tivoli Workload Scheduler) e QMF (Query Management Facility).
Por fim, é necessário manter-se atualizado com as melhores práticas de ITIL (Gestão de Incidentes, Problemas e Mudanças) e colaborar com outros departamentos da empresa.