O analista de redes é responsável por planejar, implementar e gerenciar a infraestrutura de rede para garantir a disponibilidade e o desempenho dos serviços de TI.
Além disso, ele deve monitorar o tráfego de rede e resolver problemas de conectividade e desempenho, configurar e manter firewalls, switches, roteadores e outros equipamentos de rede.
Ainda assim, é preciso colaborar com equipes de segurança para implementar políticas de segurança de rede, realizar auditorias e avaliações de desempenho da infraestrutura de rede, atualizar e manter documentação técnica da rede, conduzir avaliações de risco e implementar soluções para mitigar vulnerabilidades na rede.
Também é necessário realizar diagnósticos de incidentes e problemas de redes de telecomunicações, tomar ações de forma proativa ou por aviso do sistema de ITSM, para recuperação dos serviços, atuar diretamente na solução de problemas relacionados com falhas das redes, delimitando e corrigindo falhas, analisar e corrigir problemas de configuração em equipamentos de redes de dados.