O cargo de Técnico de Segurança do Trabalho é fundamental para garantir um ambiente seguro e saudável no local de trabalho.
Para atuar com eficácia nesse papel, o candidato deve possuir Ensino Técnico de Segurança do Trabalho com carteirinha emitida pelo MTE.
Cursos como Pacote Office completo; Normas Regulamentadoras; Legislação Segurança e Meio Ambiente são requisitos essenciais.
Experiência comprovada em carteira, gestão de segurança área industrial é também uma exigência importante.
Algumas das principais responsabilidades incluem:
Treinamento aos colaboradores da empresa sobre normas de segurança e uso correto de EPI's;
Registro de irregularidades e elaboração de estatísticas de acidentes, bem como investigação de acidentes, incidentes e desvios, bem como abertura de CAT se for necessário;
Propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, para prevenir acidentes;
Liberação e acompanhamento das atividades diárias nas obras;
Conferência de checklist das ferramentas;
Controle e anotações nas Ficha de EPI dos colaboradores;
Avaliação e orientação, bem como liberação de serviços em Altura, área Elétrica, Espaço Confinado, produtos químicos, Permissões de Trabalho (PT);
Confecção de APR para Obras;
Realização de DDS com equipes;
Comunicar os resultados de inspeções, elaboração de relatórios em Excel;
Cumprimento dos procedimentos de Segurança, Meio Ambiente e Qualidade inerentes ao seu cargo.