Responsabilidades: A função principal será criação e desenvolvimento de textos (matérias, conteúdos de redes sociais, notas, roteiros, cartas e materiais impressos) relacionados às causas da UBES, sempre pautadas pela defesa da educação e empoderamento da juventude. O/A redator/a irá trabalhar em parceria com profissionais de redes sociais e design, sob orientação de coordenação técnica e da diretoria da UBES.
Requisitos Interesse por temas de educação, direitos humanos e defesa da democracia; Versatilidade para adequar a linguagem a diferentes públicos e formatos; Facilidade de pesquisa e leitura para embasar os conteúdos; Capacidade de síntese para criar conteúdos diretos e atraentes; Conhecimento da estrutura de textos jornalísticos; Proatividade para sugestão de pautas e cocriação de estratégias; Domínio da língua portuguesa; Interesse pelo contexto político nacional; Conexão com narrativas negras, periféricas, indígenas e LGBTs.
Desejável Conhecimento sobre atuação de movimentos sociais; Domínio das dinâmicas de redes sociais e linguagens da Geração Z; Experiência com WordPress.
Outras Informações A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) é uma entidade histórica de representação dos estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e EJA de todo o país, organizada e protagonizada pelos estudantes, por meio de democracia interna. Com mais de 70 anos de atuação e participação em momentos decisivos do contexto político nacional, o principal objetivo é defender a educação pública, gratuita e de qualidade - uma educação que valorize o potencial de cada estudante e forme para o exercício da democracia. A comunicação da UBES tem sido fundamental para a entidade no período da pandemia de coronavírus, em que escolas chegaram a fechar por muitos meses e as interações virtuais ganharam ainda mais destaque no espaço público. Também nos últimos anos a UBES intensificou movimentos de pressão, articulação e engajamento pela defesa da educação e da democracia. Esse contexto ressalta o papel da Comunicação dentro da entidade, assim como leva a equipe a se reinventar constantemente, com profissionais de muita criatividade, proatividade e atenção ao momento político brasileiro.