Prestar assistência fisioterápica (hospitalar, ambulatorial e domiciliar).Realizar anotações/registros em prontuário eletrônico próprio da unidade, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo serviço e aprovados pela instituição.Encaminhar aos profissionais habilitados os clientes/pacientes sob sua responsabilidade quando identificar que as atividades demandadas para a respectiva assistência fujam às suas atribuições técnicas, utilizando os mecanismos de referência e contrarreferência.Elaborar o diagnóstico cinefisiológico funcional, prescrever, planejar, analisar, supervisionar e avaliar os projetos fisioterapêuticos, sua eficácia, resolutividade e as condições de alta do paciente.Recomendar a solicitação de exames complementares para acompanhamento da evolução do quadro funcional do paciente sempre que necessário e justificado.Estabelecer o programa terapêutico do paciente conforme necessidades identificadas em consultas individuais, em grupo ou em domicílio, realizando adequações no plano terapêutico sempre que necessário.Efetuar controle periódico da qualidade e funcionalidade de seus equipamentos, das condições sanitárias e da resolutividade dos trabalhos desenvolvidos.Participar das reuniões de estudos e discussões de casos de forma ativa e contributiva aos objetivos pretendidos.Participar do planejamento de alta e de programas durante a assistência.Desenvolver atividades fisioterapêuticas voltadas para os aspectos educacionais e preventivos.Motivar o paciente e/ou cuidador a buscar autodeterminação e autonomia para o retorno às atividades mais importantes para o indivíduo.Fornecer um quadro de possibilidades ao paciente e/ou cuidador para restabelecer o autocuidado e a autonomia do paciente.Cumprir as atividades administrativas referentes ao seu atendimento.Conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, com ênfase nas características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas.Oportunizar ações de promoção à saúde e prevenção de situações de risco mais comuns àquela população.Elaborar, com a participação do paciente e da família, um plano local para o enfrentamento dos problemas de saúde e fatores que colocam a saúde em risco.Executar, conforme sua qualificação, os procedimentos de vigilância à saúde e de vigilância epidemiológica, em todas as fases do ciclo de vida.Valorizar a relação com o usuário e sua família, promovendo vínculo de confiança, afeto e respeito.Realizar visitas domiciliares conforme necessidade e planejamento.Resolver os problemas de saúde no nível de atenção primária.Garantir o acesso da carteira de pacientes a tratamentos dentro de um sistema de referência e contrarreferência, para casos de maior complexidade ou que demandem internação hospitalar.Prestar assistência contínua e racionalizada à carteira de pacientes, respondendo à demanda.Participar de grupos de educação para a saúde.Promover ações intersetoriais e parcerias com organizações formais e informais da comunidade para o enfrentamento conjunto dos problemas identificados.Fomentar a participação das famílias na discussão interna sobre saúde e o direito à saúde e suas bases legais.Quando possível, interagir com ações e programações da medicina do trabalho aos quais os pacientes estejam submetidos, buscando estabelecer objetivos comuns, aprimorar dados e indicadores de saúde e evitar duplicidade de trabalho e cuidado.Disponibilizar dados para auditoria e gestão, prestando informações e ajustando os indicadores estabelecidos, os quais indicarão qualidade e poderão compor indicadores para remuneração dos profissionais.Manter as informações e documentos do processo atualizados, controlados e arquivados, por meio eletrônico ou físico, conforme critérios do Sistema de Gestão da Qualidade.Receber e atender solicitações de serviços e informações pertinentes à sua área de atuação.Desenvolver relatórios técnicos, visando subsidiar a tomada de decisão.Assessorar tecnicamente seus clientes internos sobre assuntos de sua área de atuação.Elaborar e propor metas e objetivos claros para a equipe de trabalho.Analisar problemas ocorridos, propondo e implantando soluções que garantam a continuidade do trabalho.Garantir a confidencialidade das informações de sua área e da empresa.Estimular ações e políticas voltadas à inovação, ao meio ambiente, responsabilidade social, governança, garantido o foco no cliente através das práticas do Jeito de Cuidar Unimed.Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e higiene da Unimed Curitiba e demais empresas do grupo, visando manter a integridade física dos colaboradores e clientes, alinhado às competências essenciais: Coopera para Crescer, Busca Excelência, Encanta o Cliente e Gerência Emoções.A RHNOSSA, Unimed Curitiba e demais empresas do grupo são contra atos discriminatórios de qualquer natureza. Portanto, em todos os processos de Atração e Seleção é proibida a adoção de qualquer prática discriminatória para efeito de acesso à relação de trabalho, ou de sua manutenção, por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, religião, cultura entre outros.