O recepcionista é responsável pelo primeiro contato com o cliente, garantindo que sua experiência seja positiva desde a chegada até o momento de sua saída.
Além de ser um elo entre o cliente e a equipe de atendimento, o recepcionista organiza a fila de espera, faz a gestão das reservas e encaminha o cliente para a mesa de maneira eficiente e cordial.
Sua função também inclui a oferta de serviços enquanto o cliente aguarda, além de ser proativo para solucionar ou encaminhar solicitações de forma eficiente.
Em situações de insatisfação, o recepcionista deve ser rápido em identificar e comunicar ao gerente para que medidas corretivas sejam tomadas.
Serviços Prestados:
- Entender a necessidade do cliente, ouvindo-o com atenção;
- Buscar de forma ágil e organizada a solução da solicitação do cliente;
- Informar ao cliente a previsão de tempo de espera (se possível), seja de uma mesa ou para atendimento da solicitação;
- Observar com atenção a disponibilidade e limpeza das mesas, conduzindo o cliente ao local adequado;
- Ter proatividade ao notar que o cliente precisa de algo, resolvendo ou encaminhando à pessoa apta;
- Oferecer a possibilidade de fazer o pedido de bebida ou comida enquanto espera;
- Chamar um garçom para atendimento das pessoas na lista de espera;
- Organizar a fila de espera de forma a não atrapalhar o fluxo do ambiente;
- Abordar clientes de praças diferentes para garantir padrão de atendimento;
- Despedir-se do cliente de forma cordial, pedindo feedback sobre a experiência;
- Acompanhar o bot de reservas, atualizar o livro de reservas e o grupo de reservas;
- Recepcionar e organizar reservas conforme planejamento da casa;
- Fazer a contagem diária de pessoas que passaram pela casa, mantendo dados atualizados para controle e análise;
- Ler rapidamente a situação de insatisfação do cliente e reportar ao gerente para ações corretivas imediatas;
- Executar outras tarefas correlatas à função.