Sênior Data Governance
Modalidade: Híbrida em SP
Sobre a vaga
O(a) Analista de Governança de Dados Sênior com ênfase em Catálogo e Processos atua como um(a) evangelista da Governança para as áreas de negócio e técnica. O foco é em empreender, mostrar o valor da organização dos dados e mensurar o impacto de cada iniciativa. O profissional é responsável por liderar iniciativas de Curadoria, Catálogo (Asset, Glossário e Indicadores), Processos e Maturidade de Dados, com autonomia para identificar oportunidades, planejar, implementar, prestar suporte técnico e capacitar as áreas de Dados e Negócio.
Responsabilidades
Gerencia e Evolui o Catálogo de Dados: Atua como o(a) guardião(a) do nosso catálogo e glossário de dados, garantindo que a ferramenta seja completa, atualizada e a fonte oficial de verdade para a empresa. É responsável por definir a metodologia de catalogação e garantir a adoção por todas as áreas.
Gestão de Metadados e Tagueamento: Lidera a definição, aplicação e manutenção dos metadados (técnicos e de negócio) e do tagueamento dos ativos (ex: PII, Sensível, Domínio) no Catálogo e Databricks, assegurando a rastreabilidade e a aplicação de políticas.
Apoio a Data Owners e Stewards: Acompanha, fornece indicadores e presta suporte contínuo aos Data Owners e Data Stewards sobre a gestão da qualidade dos metadados (classificação por selo) de seus respectivos domínios.
Lidera e Mensura a Curadoria: Traduz métricas de uso do catálogo de documentação em dashboards claros, intuitivos e acionáveis para diferentes públicos, incluindo a alta gestão. Isso envolve a criação de KPIs, dashboards e relatórios de acompanhamento da Curadoria.
Mapeia, Otimiza e publica Processos de Dados: Lidera o mapeamento e faz o desenho e a gestão da documentação dos fluxos de processos de dados utilizando ferramentas como Signavio e/ou Bizagi e DrawIo. Traduz processos complexos em documentação clara, garantindo a rastreabilidade e a comunicação das atualizações dos processos existentes. Visibilidade dos processos existentes.
Evolui a Maturidade de Processos: Contribui para a evolução de nossas metodologias de mapeamento, atuando como a voz (mentor) para os Guardiões dos processos da Diretoria de Dados para definir e priorizar melhorias.
Presta Suporte e Evangeliza: Presta suporte técnico e funcional na adoção do Catálogo e Processos. Elaborar materiais e apresentações de resultados, traduzindo dados e processos complexos em mensagens claras para insights e tomada de decisão.
Requisitos
Experiência Sólida: Em Governança de Dados, Curadoria de Dados, Catálogo ou Mapeamento de Processos de TI/Dados.
Domínio em Catálogo: Proficiência no uso e configuração de catálogos de dados, com experiência prática em DataHub (altamente desejável) ou ferramentas similares (Unity Catalog, OpenMetadata, Informatica, Collibra).
Mapeamento de Processos: Experiência prática na modelagem de processos e fluxos de dados utilizando ferramentas como Bizagi, DrawIo ou Signavio.
Metodologias: Desejável experiência com frameworks de qualidade, regulatórios e privacidade, maturidade de dados, e com o framework DAMA-DMBOK.
Conhecimento Técnico: Familiaridade com linguagens de consulta a dados (SQL é obrigatório) e conhecimento em Python é um diferencial. Experiência com plataformas de dados (Databricks, AWS, Snowflake e Tableau).
Perfil Desejado
Negociação e Empreendedorismo: Habilidade para "vender" o valor do Catálogo e da documentação do processo para o Business, buscando ativamente oportunidades para demonstrar o valor da Governança.
Comunicação e Storytelling com Processos: Capacidade de comunicar e documentar fluxos e processos complexos de forma simples e visualmente clara para públicos não técnicos (utilizando as ferramentas de mapeamento).
Senso de Liderança e Colaboração: Capacidade de influenciar e mobilizar pessoas e equipes para a adoção de boas práticas de Governança e Curadoria.
Proatividade e Autonomia: Ser capaz de atuar de forma independente, identificar oportunidades de melhoria e liderar projetos de ponta a ponta.