Desenvolvimento de Máquinas-Ferramenta
O trabalho consiste em preparar, regular e operar máquinas-ferramenta que usinam peças de metal e compósitos. É fundamental controlar os parâmetros e a qualidade das peças usinadas, aplicando procedimentos de segurança às tarefas realizadas.
Responsabilidades
* Planejar sequência de operações — interpretar dados, definir prioridades, identificar tipo de cálculo, consultar manual técnico, tabelas e normas, calcular parâmetros de usinagem, utilizar parâmetros do equipamento e dados do fabricante, calcular o avanço, a rotação por minuto (rpm) e os golpes por minuto (gpm).
* Executar cálculos técnicos — consultar desenho do produto, identificar tipo de cálculo, consultar manual técnico, tabelas e normas, calcular parâmetros de usinagem, utilizar parâmetros do equipamento e dados do fabricante, avaliar o consumo de ferramentas.
* Preparar máquinas — interpretar processo de fabricação, realizar manutenção de primeiro nível, fixar dispositivo e peça na máquina de acordo com o processo de fabricação, avaliar as características da ferramenta a ser utilizada, afiar ferramenta de corte, fixar ferramenta na máquina, regular máquina e orientar operador.
* Operar máquinas-ferramenta — interpretar plano de operações, executar processo de usinagem, controlar qualidade do produto no processo (visual e dimensional), corrigir imperfeições da ferramenta (desgaste e quebra), maximizar o rendimento da máquina e registrar o lote de peças.
* Controlar as peças usinadas — verificar a validade da calibração do instrumento, verificar calibração do instrumento, controlar dimensionalmente as peças, calibrar ferramenta, ajustar parâmetro da máquina, controlar a qualidade da peça usinada conforme padrão estabelecido e utilizar controle estatístico do processo (cep).
* Mantener a comunicação com a equipe — trocar informações sobre o andamento do serviço, registrar desvios do processo no livro de ocorrências, prestar apoio técnico e profissional, comunicar-se com o setor responsável para providências, integrar-se com outras áreas para ajustes de tempos e correções técnicas, manter atualizado o registro de produção e registrar informações sobre alterações realizadas.
* Aplcicar procedimentos de segurança — utilizar equipamentos de proteção individual (epi) e de proteção coletiva (epc), cumprir normas de segurança, inspecionar condição de equipamentos e ferramentas, manter ordem e limpeza no local de trabalho, identificar necessidades de manutenção e propor soluções para eliminar situações de risco de segurança.
* Implementar ações de preservação do meio ambiente — selecionar resíduos industriais, acondicionar resíduos em locais estabelecidos, identificar resíduos e produtos, quantificar volume de resíduo para descarte e propor soluções para eliminar situações de risco ambiental.
Observações
Este conteúdo descreve atividades operacionais típicas de funções que operam máquinas-ferramenta e não representa garantia de cargo específico. Esteja atento a requisitos legais de segurança, ambientais e de qualidade aplicáveis à sua região.