Função de Planejamento Comercial
O Função de Planejamento Comercial é responsável por liderar a equipe de planejamento estratégico das coleções, garantindo a assertividade do mix de produtos e otimizando os níveis de estoque.
Responsabilidades:
1. Planejamento de Produto e Coleção (Pré-Temporada):
* Análise de Performance: supervisão da análise de dados históricos de vendas para identificar tendências e oportunidades;
* Construção do OTB (Open-to-Buy): desenvolvimento e gerenciamento do orçamento de compras alinhado às metas financeiras da empresa;
* Definição do Sortimento (Mix): liderança das discussões com as áreas de Estilo e Compras para definir a arquitetura da coleção;
* Planejamento de Demanda: garantia da acuracidade do forecast de vendas e da projeção de necessidades de compra;
2. Planejamento de Merchandising (Durante a Temporada):
* Gestão de Estoques: monitoramento e direcionamento do time na análise da performance do estoque;
* Alocação e Abastecimento: definição e supervisão da estratégia de distribuição inicial e do plano de reposição para as lojas e canais;
* Gestão do Ciclo de Vida: orientação da equipe na identificação de produtos e liderança da proposição de ações comerciais para otimizar o ciclo de vida;
* Planejamento de Liquidação: estruturação da estratégia de markdown ao final da coleção, visando a limpeza do estoque com o mínimo impacto na margem;
3. Gestão de Equipe e Desempenho:
* Liderança e Desenvolvimento: liderança, treinamento e desenvolvimento da equipe de analistas e planejadores;
* Gestão de Desempenho: definição de metas e KPIs para a equipe, acompanhamento da performance individual e coletiva através de feedbacks e planos de desenvolvimento;
* Controle de Qualidade: asseguração da precisão, qualidade e cumprimento de prazos de todas as entregas, relatórios e análises da área;
* Consolidação de KPIs: consolidação dos indicadores de planejamento e criação de planos de ação;
Requisitos Essenciais:
* Experiência: sólida experiência prévia em Planejamento Comercial, Produto ou Merchandising no Varejo de Moda;
* Gestão de Pessoas: comprovada experiência em gestão de equipes (supervisão, coordenação ou gerência);
* Competências Técnicas: domínio avançado em Excel, conhecimento profundo em gestão de OTB e ampla vivência com os principais indicadores de varejo e do ciclo de vida do produto;
* Perfil: capacidade de liderar, inspirar e desenvolver pessoas; perfil altamente analítico, estruturado e com forte raciocínio lógico; habilidade de transformar dados complexos em insights acionáveis; excelente comunicação e capacidade de negociar e influenciar áreas parceiras;
* Formação: superior completo em Administração, Engenharia, Economia, Moda (com foco em Negócios) ou áreas correlatas;