 
        
        Descrição do Cargo
O Engenheiro de Manutenção Elétrica é responsável por coordenar a execução dos trabalhos e projetos em desenvolvimento ou a serem desenvolvidos, debatendo, orientando e propondo em conjunto com profissionais da equipe os fatos e dados que resultam em melhores alternativas;
Coordenar as inovações tecnológicas na busca contínua de melhorias que possam ser implementadas;
Elaborar procedimentos internos de segurança da área de Elétrica e Automação e instrumentação junto ao time de segurança do trabalho;
orientar tecnicamente os Supervisores, Planejadores e demais técnicos, em reuniões, orientações na área, consultas e trabalhos técnicos específicos, a fim de reciclar e atualizar o conhecimento;
Acompanhar e instruir os operadores quanto a maneira adequada de operar os equipamentos e/ou ferramentas, baseando nos procedimentos operacionais, visando a preservação e conservação.
Participar da elaboração do orçamento de gastos gerais e investimentos da empresa, efetuando os cálculos necessários e projetando mediante os parâmetros determinados pela Empresa, os valores a serem realizados conforme estudos e planos de ações estabelecidos
Assessorar a Gerência da Planta quanto a elaboração do plano anual de treinamento, analisando junto a equipe de Recursos Humanos, os programas/eventos necessários ao aperfeiçoamento dos profissionais de acordo com as necessidades apontadas
Detectar as necessidades, preparar e ministrar treinamentos, propondo programas específicos, visando suprimir as deficiências técnicas e operacionais devido as inovações tecnológicas ou falta de habilitação da mão-de-obra envolvida
Participar da elaboração e cumprimento dos procedimentos operacionais pertinentes as suas tarefas
Buscar melhorias e/ou soluções dos desvios operacionais, atuando de forma proativa
Praticar os princípios básicos voltados para a Gestão da Qualidade, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e demais programas corporativos da empresa, buscando o permanente aperfeiçoamento dos atos, condições e ações praticadas no desenvolvimento das atividades, trilhando consequentemente os passos da administração participativa;p>Participar dos programas e diálogos de segurança, conduzindo reuniões, debatendo, relatando e recebendo informações que evitam permanentemente a ocorrência de acidentes no trabalho;
Ler, interpretar, levantar diagramas, listagem de programas, especificações e instruções técnicas, a fim de efetuar melhoramentos no trabalho a ser realizado;
Elaborar novos projetos, submetê-los a aprovação, implantá-los e acompanhar a execução dos mesmos, buscando melhorias de performance ou novos equipamentos que proporcionam maiores condições quanto a execução das tarefas, aumentando a qualidade e produtividade;
Analisar a performance operacional do processo, através da análise de relatórios operacionais e de controle de parada, propondo medidas corretivas e alterações, a fim de atingir os resultados de desempenho desejados;
Receber visitas de fornecedores e representantes de empresas similares, conforme programação da Gerência de Planta, para trocas de conhecimentos técnicos e visitas as instalações da produção;
Manter contatos com fornecedores, bem como efetuar visitas técnicas a outras empresas similares, buscando e avaliando inovações tecnológicas que represente ganhos para a empresa, estudando a viabilidade de aplicação;
Elaborar listas de sobressalentes para equipamentos novos ou modificados, bem como revisar os já existentes, por amostragem, via sistema de Planejamento Controle da Manutenção Elétrica, certificando do estoque mínimo necessário para execução dos serviços, evitando a falta;
Observar mediante análise de relatórios técnicos as deficiências de performance e sobressalentes dos equipamentos, desenvolvendo estudos para captação de novos fornecedores na busca de equipamentos alternativos, evitando as constantes paradas, mantendo o processo produtivo a custos menores e com maior qualidade;
Revisar ordens de serviços, verificando detalhes de descrição das rotinas dos trabalhos a serem realizados para melhorar o desenvolvimento;
Preparar as especificações técnicas com previsão de custo, após concluir viabilização de implantação de novos projetos, consultando aos usuários, para encaminhá-las ao setor de compras, indicando alguns fornecedores para a contratação de serviços e/ou aquisição dos produtos necessários.