1. Executar atividades de manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos de instrumentação, de acordo com os procedimentos internos e normas de segurança vigentes, visando garantir a funcionalidade e disponibilidade dos mesmos para atender às metas de produção e qualidade exigidas.
2. Cumprir o plano de calibração dos instrumentos críticos do processo, de acordo com os procedimentos internos, visando garantir a confiabilidade e o cumprimento das especificações técnicas definidas.
3. Cumprir o plano de calibração de instrumentos padrão, de acordo com os procedimentos internos, visando garantir a confiabilidade nas medições dentro dos limites aceitáveis.
4. Realizar levantamento orçamentário de OPEX e CAPEX anuais do setor de manutenção, visando garantir a melhoria contínua e garantia operacional dos instrumentos.
5. Verificar e avaliar os trabalhos executados pela equipe de instrumentação, testando os equipamentos e máquinas, para certificar-se do funcionamento dos mesmos, dentro das condições exigidas e gerar relatórios das atividades executadas 6. Participar e elaborar projetos de instrumentação e automação, executando e acompanhando a implantação dos mesmos para otimizar o processo produtivo.
7. Coordenar a montagem de painéis de instrumentação e controle, seguindo desenho técnico elaborado, visando otimizar o processo produtivo.
8. Promover melhorias no sistema de instrumentação, por meio de especificação da compra de novos componentes, acompanhando o recebimento e instalação, a fim de aumentar a confiabilidade e facilitar a operacionalidade do sistema, bem como aumentar a performance dos equipamentos do processo.
9. Desenvolver e expandir os sistemas de instrumentação quando solicitado, avaliando a necessidade, funcionalidade e possibilidade conforme análise prévia, bem como realizar relatório de mudança de projeto e solicitar aprovação.
10. Promover e desenvolver treinamentos on the job para demais empregados, a fim de instruir nas rotinas de calibração e identificação de problemas funcionais, garantindo pronto atendimento eficaz e melhor operação do supervisório e balanças integradoras.
11. Coordenar e programar a calibração periódica nas balanças de carga dos transportadores, verificando todos os parâmetros adotados e inseridos nas variantes, bem como se os índices de desvio estão dentro dos parâmetros aceitáveis de operacionalidade, a fim de identificar se existe fuga em algum ponto do circuito na comunicação com o PLC (Controlador Lógico Programável)
12. Orientar a equipe e desenvolver procedimentos padrões para calibração dos instrumentos de campo como: densímetros, transmissores de pressão, transmissores de temperatura, sensores diferenciais de pressão, medidores de vazão, detectores de metal, sensores de rotação, sensores de nível, bem como toda técnica para análise de falha e correção destes.
13. Conduzir análise de falhas, orientando a equipe na avaliação dos relatórios de alarmes e eventos com as possíveis causas do ocorrido, frequência do evento, dentre outras variáveis, a fim de confrontá-los com informações apresentadas.
14. Orientar técnicamente os demais empregados do setor na realização de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.
16. Conduzir o processo técnico para contratação de empresas terceirizadas contemplando as fazes de desenvolvimento de memorial descritivo e escopo de serviços, reunião com proponentes, avaliação e equalização de propostas técnicas.
17. Acompanhar e coordenar as atividades das empresas contratadas, assinar RDO (relatório diário de obra) bem como avaliar a qualidade dos serviços prestados.
18. Ler e interpretar desenhos, croquis, esquemas e outros dados relacionados com a atividade a ser executada, através de manuais, especificações técnicas, desenhos e catálogos de equipamentos visando à análise e solução das falhas identificadas e programação do roteiro de trabalho.
19. Executar as transações referentes às manutenções preventivas e corretivas no sistema de gerenciamento de manutenção, de acordo com os procedimentos internos.
20. Inspecionar os equipamentos, visualmente, valendo-se de especificações e utilizando instrumentos adequados, de acordo com os procedimentos internos e normas de segurança vigentes, visando a identificação de possíveis anomalias.
21. Fazer teste de potencial zero nas fontes de energia, de acordo com os procedimentos internos e normas de segurança vigentes, visando à certificação da não movimentação dos equipamentos bloqueados.
22. Elaborar relatórios técnicos de ocorrências, de acordo com os procedimentos internos, visando dar suporte à tomada de decisão.
23. Executar a implantação de planos de trabalho e procedimentos do setor, efetivando e acompanhando as ações técnicas necessárias, a fim de alcançar os objetivos e metas.
24. Manter atualizado o controle de vida útil dos equipamentos de instrumentação, verificando o período de garantia e observando o planejamento de manutenção.
25. Executar manobras no s