Nível: Especialista Áreas: Segurança e Saúde do Trabalho Escolaridade: Pós graduação - Medicina do trabalho - Completo Tipo de contrato: CLT Jornada de trabalho: 3 horas diárias distribuídas durante semana. Benefícios: Vale transporte, Refeição no local, Assistência médica de 30,00%, Assistência odontológica de 30,00%, Vale Cesta Responsabilidades e Experiências desejáveis: Sobre a vaga É responsável por promover e proteger a saúde dos trabalhadores, realizando diagnósticos e tratamentos de doenças ocupacionais, além de implementar e gerenciar programas de saúde no ambiente de trabalho. Administrar tecnicamente as atividades de medicina na empresa, levando em consideração que o trabalho é um meio de prover a subsistência e a dignidade humana, não devendo gerar doenças e ser causa de morte. Responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades médicas. Responsabilidades - Estabelecer a orientação doutrinária e a modalidade de gestão das atividades médicas na empresa. - Supervisionar a administração e a execução das atividades de medicina do trabalho. - Elaborar normas e critérios para prestação de assistência médica. - Propor novas modalidades de trabalho e ações técnicas, decorrentes de atualização das determinações legais ou de avanços científicos. - Mostrar à administração da empresa a necessidade dos órgãos médicos disporem de condições técnicas e materiais, para seu funcionamento. - Zelar para que a prestação de serviços seja objetiva e de qualidade dentro dos parâmetros estabelecidos pela empresa. - Fornecer relatórios técnicos das atividades desenvolvidas na sua área de atuação. - Elaborar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR-07) na empresa. - Estabelecer critérios para capacitar os profissionais e demais funcionários para dar cumprimento às tarefas para as quais forem designados a fim de executar, com racionalidade, a legislação trabalhista, previdenciária e sanitária. - Zelar para que os dados constantes do prontuário médico sejam anotados com clareza, com redação curta, compreensível e sem abreviações de caráter pessoa. - Manter os equipamentos sob sua jurisdição em condições de funcionamento, tomando as medidas indicadas para que não haja interrupção na prestação de serviços. - Assistir o trabalhador, independentemente de sua coordenação e substituir o médico do trabalho. - Dar conhecimento aos empresários, ou aos seus prepostos, dos riscos existentes em sua empresa, bem como das condições gerais de saúde de seus trabalhadores, através de relatórios periódicos. - Exercer outras atividades correlatas dentro do mesmo nível de complexidade. - Realizar exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissionais. - Avaliar a aptidão física e mental dos empregados para o desempenho de suas funções. - Diagnosticar e tratar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. - Encaminhar trabalhadores para tratamento especializado quando necessário. - Desenvolver e implementar programas de prevenção de doenças e promoção da saúde no ambiente de trabalho. - Promover campanhas de vacinação, orientação nutricional, e atividades de saúde mental. - Colaborar com a equipe de segurança do trabalho para identificar e eliminar riscos ambientais. - Aconselhar sobre adaptações ergonômicas para prevenir lesões. - Realizar palestras e treinamentos sobre saúde ocupacional, primeiros socorros e prevenção de acidentes. - Orientar os trabalhadores sobre práticas seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. - Manter registros médicos atualizados e confidenciais. - Elaborar relatórios e laudos técnicos para órgãos de fiscalização e controle. - Garantir a conformidade com as leis e regulamentos de saúde e segurança ocupacional. - Prestar consultoria técnica em processos de reabilitação e reintegração de trabalhadores. - Classificar as pessoas com deficiência como PCD para fins trabalhistas; - Diagnosticar e notificar doenças e acidentes de trabalho e, assim providenciar reabilitação física e profissional; - Apoiar e verificar a implementação e gerir o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o - PCMSO, bem como o seu Relatório Anual; - Emitir relatórios de atividades da medicina ocupacional;