Formação
- Graduação completa em Administração, Contabilidade, Engenharia de Produção, Direito, Economia ou áreas correlatas. Especialização em Compliance ou Controles Internos será considerada um diferencial.
Qualificações
- Domínio em Controles Internos: Aplicando conhecimentos técnicos para avaliar, estruturar e fortalecer controles que assegurem conformidade, mitigação de riscos e eficiência dos processos.
- Conhecimento em COSO-ERM: Compreendendo e aplicando o framework para análise, estruturação e monitoramento de riscos corporativos de forma integrada.
- Conhecimento em SOX: Conhecendo os requisitos da legislação para apoiar processos de controles internos, testes e documentação conforme padrões regulatórios.
- Experiência em auditorias e investigações: Atuando na condução de entrevistas, análises documentais e avaliações de evidências para apuração de irregularidades e conformidade.
- Noções de Direito e Contabilidade: Aplicando conceitos fundamentais para análise de processos, identificação de riscos e interpretação de documentos corporativos.
- Boa comunicação e relacionamento interpessoal: Interagindo de forma clara, segura e colaborativa com diversas áreas, conduzindo entrevistas e facilitando fluxos de informação.
- Inglês Avançado (Desejável): Considerado diferencial para leitura, interpretação e comunicação em materiais técnicos, padrões internacionais e certificações da área.
Responsabilidades
Responsável por apoiar a estruturação e a implementação do Programa de Controles Internos, com o objetivo de mapear e analisar processos, identificar riscos, elaborar e revisar políticas internas, zelando pela integridade do ambiente de controles e o gerenciamento de riscos, além de agregar valor ao resultado da organização e apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos processos e gestão da empresa contribuindo para a mitigação de riscos, o fortalecimento da governança corporativa e a disseminação da cultura ética em toda a organização.
Atribuições
- Promover o levantamento dos principais riscos internos e externos: Mediante planejamento, desenvolvimento e execução dos trabalhos de identificação, análise e mitigação dos riscos que possam comprometer os ativos, a reputação e a conformidade da organização, resultando no estabelecimento de controles internos e na elaboração da matriz de riscos da companhia.
- Zelar pelo aperfeiçoamento dos processos: Por meio da adoção de senso crítico para proposição de recomendações adequadas ao porte, natureza e complexidade das operações críticas dos processos mapeados, endereçando pontos de vulnerabilidade e oportunidades de melhoria.
- Mapear e analisar processos: Por meio do mapeamento dos fluxos de atividades, identificando gargalos, erros ou irregularidades e propondo otimizações dos processos operacionais.
- Assegurar a elaboração e execução dos planos de ação para tratamento de não conformidades: Mediante planejamento e acompanhamento periódico dos planos de ação decorrentes do mapeamento de processos e riscos, verificando a implementação de ações corretivas e elaborando indicadores de conformidade das áreas.
- Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos: Mediante planejamento e execução das atividades de revisão de controles internos e mapeamento de atividades das diversas áreas da empresa.
- Contribuir para a mitigação dos riscos dos processos: Por meio do desenvolvimento de conhecimento sobre riscos inerentes e atividades de controle associadas, colaborando para a elaboração e revisão da matriz de riscos e controles dos processos auditados.
- Monitorar a eficácia dos controles: Mediante a realização de testes de efetividade e emissão dos respectivos relatórios de trabalho.
- Apoiar a gestão da área na disseminação do modelo de gestão: Por meio da coleta de informações gerenciais e operacionais para elaboração das ferramentas de gestão da área, contribuindo com a documentação corporativa e zelando pelo correto armazenamento e organização das informações.
- Acompanhar auditorias internas e externas: Por meio do levantamento e disponibilização de informações e documentos aplicáveis.
- Auxiliar na execução de trabalhos correlatos da área de Compliance: Mediante planejamento e execução de atividades relacionadas a auditorias especiais e investigações de fraudes oriundas de solicitações específicas ou denúncias do canal, visando apurar riscos, controles, anomalias e possíveis perdas associadas.