Descrição da vaga Estamos em busca de um (a) Enfermeiro (a) de qualidade para integrar nossa equipe na Sede Social. O profissional será responsável pelo desenvolvimento dos projetos de qualidade para sede social Responsabilidades Elaborar, revisar e implementar protocolos assistenciais e procedimentos operacionais padrão (POPs) conforme evidências científicas e diretrizes institucionais. Monitorar indicadores dos processos assistenciais, administrativos, gestão da qualidade e segurança do paciente, analisando resultados e propondo melhorias com base em metas estabelecidas. Elaborar planos de ação corretivos e preventivos a partir da identificação de não conformidades, eventos adversos e riscos assistenciais. Apoiar tecnicamente os setores na implantação e manutenção de boas práticas assistenciais, contribuindo com a padronização de processos Sensibilizar e capacitar as equipes assistenciais e administrativas sobre temas relacionados à qualidade, segurança e protocolos institucionais. Incentivar os profissionais para notificações de incidentes Realizar tabulação dos incidentes em planilha ou sistema. Verificar e validar as análises críticas, promovendo discussões com as equipes para fortalecimento da cultura de segurança. Elaborar e implementar anualmente o Plano de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Apoiar a implementação de políticas e protocolos de segurança do paciente, conforme as diretrizes nacionais e internacionais. Acompanhar as auditorias externas da ONA E ACSA. Coordenar comissões e grupos de melhoria contínua, como Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Revisão de Prontuários, Óbitos, CCIH, dentre outros Validar e acompanhar o cumprimento dos programas de educação continuada, visando à capacitação da equipe sobre práticas seguras, melhoria de processos e cumprimento de rotinas e protocolos. Promover a cultura da qualidade e segurança entre os profissionais de saúde, incentivando o envolvimento de todos nos processos de melhoria. Acompanhar e validar o preenchimento das tabulações de indicadores para monitoramento mensal. Acompanhar inspeções e vistorias dos órgãos reguladores (Anvisa, Vigilância Sanitária, CCIH), garantindo conformidade documental e prática. Integrar os processos da qualidade com todos os setores da instituição, como gestão de pessoas, CCIH, -segurança do trabalho, farmácia, SAU, nutrição, engenharia clínica, manutenção, entre outros. Auxiliar na manutenção e atualização dos documentos e procedimentos institucionais relacionados à qualidade e segurança, garantindo conformidade com as normas da ANVISA, Ministério da saúde e órgãos reguladores Participar da revisão e atualização de protocolos clínicos e operacionais, sempre alinhados aos requisitos de qualidade Colaborar de forma integrada com demais áreas do hospital (assistencial, administrativa e operacional), para assegurar o alinhamento das ações de qualidade e segurança). Aplicar ferramentas de gestão da qualidade (PDCA, 5W2H, Ishikawa, Diagrama de Pareto etc.) nos processos de melhoria Realizar visitas técnicas em conjunto com o SCIH e em fornecedores externos quando aplicável, verificando às práticas padronizadas e identificando oportunidades de melhorias Realizar pesquisa anual de cultura de segurança do paciente Elaborar campanha de comunicação interna para engajamento: cartazes, e-mails, reuniões setoriais para aplicação de pesquisas e campanhas internas relacionadas a gestão da qualidade e segurança do paciente Capacitar os líderes e multiplicadores, explicando o propósito das campanhas e importância da participação. Requisitos Formação superior completa em Enfermagem; Experiência comprovada na área de qualidade; Diferencial Pós graduação em qualidade e áreas correlatas. Oferecemos Oportunidade de trabalhar em uma instituição com grande impacto social. Ambiente de trabalho acolhedor e equipe colaborativa. LI-Onsite