Somos uma das principais empresas privadas do setor elétrico, com 19 mil colaboradores próprios e terceiros de norte a sul do Brasil iluminando vidas, transformando energia em conforto e desenvolvimento. Buscar soluções energéticas inovadoras e sustentáveis está no DNA dessa gente que brilha e se orgulha de fazer um trabalho transformador. Buscamos pessoas que assim como a gente, possuam espírito de realização, inovação e que queiram construir um trabalho que faça a diferença para milhares de pessoas.
Se você se identifica com os desafios e busca incessantemente a excelência e o crescimento contínuo, no Grupo Energisa você tem a oportunidade de transformar a sua carreira.
**Você será responsável por**:
Gestão do gerenciamento da carteira de projetos;
Concentrar o planejamento e a priorização da execução dos projetos;
Centralizar e gerir as informações para políticas, procedimentos e outras documentações compartilhadas dos projetos;
Gestão e apoio aos gerentes de projetos de todos os projetos, sendo eles, capex, administrativos ou estruturantes;
Gerenciar os riscos compartilhados e exclusivos de todos os projetos;
Gestão do gerenciamento das comunicações entre os projetos;
Monitorar os prazos e orçamentos dos projetos;
Gerenciar o risco global, oportunidade global e as interdependências entre os projetos;
Emitir relatórios consolidados e de visão empresarial dos projetos;
Acompanhar o cronograma de execução de todas as etapas dos projetos, cobrando os gerentes de projetos e alinhando os escopos dos projetos;
Gerenciar a operação das ferramentas dos projetos, como software de gerenciamento de projetos;
Coordenar os padrões de qualidade globais dos projetos administrados;
Otimizar o uso dos recursos organizacionais compartilhados entre todos os projetos;
Liderar esforços para que todas as necessidades de desenvolvimento dos projetos sejam eficientemente planejadas e racionalmente executadas nas etapas previstas e dentro dos padrões pré-estabelecidos de custo e qualidade;
Liderar/realizar reuniões com diversas áreas da companhia para o adequado envolvimento das mesmas nos projetos e programas essenciais para o negócio;
Indicar, quando necessário, o encerramento de projeto para manter a consistência dos objetivos de negócios;
Identificar o desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e normas de gerenciamento de projetos;
Prestar consultoria para aconselhamento do desenvolvimento dos gerentes de projetos;
Gerenciar as principais mudanças do escopo do programa e poder enxergá-las como possíveis oportunidades para melhor alcançar os objetivos de negócios;
Coordenar a emissão dos relatórios de acompanhamento mensal de projetos em conjunto com os Gerentes de Projetos;
Implantar a Metodologia e as Melhores Práticas de Gerenciamento de projetos seguindo a metodologia corporativa de Gestão de projetos com base no PMI.
Capacitar os Gerentes de Projetos no uso da metodologia, melhores práticas e no uso de ferramentas (MS-Project, PPM) de gestão de projetos.
Dar feedback aos Gerentes de Projetos sobre as diretrizes passadas, pela alta direção, sobre a condução dos projetos.
Gerenciar as solicitações de mudanças envolvendo todos os projetos da empresa.
Fazer gestão de opex.
**O que é essencial você apresentar**:
Superior Completo em Engenharia Elétrica ou de Produção (preferencialmente)
Administração / Economia.
Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos
Conhecimento em: Gestão de Orçamentos; Gestão de Projetos; Gestão Estratégica; Microsoft Project.
Gestão do escritório de projetos (PMO): desdobrar todos as obras e iniciativas do plano de negócios em carteira de projetos interagindo com os Gerentes de Projetos da distribuidora para construir e apoiá-los na construção das Estrutura Analítica de Projeto e salvar linhas de base através das ferramentas do PPM e MS Project além de métodos ágeis. Acompanhar ao longo do ciclo os avanços dos indicadores; ações, reflexões e gerir o portfólio de projetos.
Conhecimentos e Habilidades: Gestão de Portfolio de Projetos; Gestão de Riscos; Gerenciamento de Projetos; Microinformática; MS Project e PPM (Portfolio Project Management); Normas, rotinas e procedimentos específicos da área; Desejável certificação de PMI/PMBOK (PMP) e conhecimentos de métodos ágeis (SCRUM, KANBAN).
**O que será considerado um diferencial**:
Pacote Office; Delegação; Foco em resultado; Foco no Cliente; Raciocínio Estratégico; Seleção por Competência; Execução da estratégia empresarial; Implementação de inovações; Influência e Persuasão; Plano de negócios; Diversidade; Valores e Ética Empresarial; Gestão da Qualidade - entendendo a ISO 9001; Gestão de Portfolio de Projetos; Gestão de Riscos; Legislação do setor elétrico; Normas, rotinas e procedimentos específicos da área; Desejável certificação de PMI.
**O que oferecemos**:
Plano de saúde e seguro de v