* Apoiar no desenvolvimento e implementar a estratégia de compras da empresa, alinhada com os objetivos e metas estabelecidos.
* Contribuir com o planejamento e atuar na aquisição de matérias-primas, embalagens, máquinas e equipamentos, materiais e serviços improdutivos, atendendo às diretrizes e políticas definidas.
* Implementar políticas e procedimentos de compras, assegurando a sua aplicação e adequação aos princípios de boa governança e compliance.
* Realizar a pesquisa e identificação de fornecedores potenciais, avaliando sua capacidade, qualidade dos produtos/serviços e histórico de entrega.
* Realizar negociação de contratos de compra com fornecedores, visando obter as melhores condições comerciais em termos de preço, prazo, qualidade e suporte.
* Atuar nos processos de aquisição, assegurando que os bens e serviços sejam devidamente adquiridos e disponibilizados para uso das áreas da empresa, dentro dos preços, quantidades, qualidade e prazos definidos nos contratos.
* Apoiar na consolidação de grandes compras para assegurar o melhor preço possível por alavancagem.
* Participar da negociação de contratos de longo prazo para garantir custos otimizados e fornecimento confiável.
* Registrar os processos de compras para fornecer uma contabilidade precisa de todos os bens e serviços adquiridos.
* Manter o relacionamento com os fornecedores, validando a execução dos contratos e atuando na resolução de problemas ou conflitos.
* Acompanhar as práticas do mercado, buscando identificar oportunidades de redução de custos e melhoria dos processos de compras.
* Colaborar com as áreas internas da empresa para entender as necessidades de materiais e serviços, garantindo o atendimento das demandas.
* Atuar na avaliação e seleção de fornecedores com base em critérios como qualidade, confiabilidade, capacidade produtiva e sustentabilidade.
* Elaborar e analisar os indicadores de desempenho da área de compras, como tempo de entrega, nível de estoque e eficiência de custos.
* Realizar o cadastro dos fornecedores considerando a assertividade das informações e respeitando as políticas de privacidade.
* Apoiar nas compras técnicas, assegurando as especificações e definições das áreas de negócios, bem como as melhores condições de preços e prazos.