1. Formação superior em Engenharia Civil, Engenharia de Produção;
2. Desejável especialização/MBA em: Gestão de Projetos
3. Conhecimentos básicos de engenharia (fundamentos de matemática, física, ciência dos materiais, solos, topografia, economia, gestão de projetos e comunicação técnica);
4. Normas Técnicas, Segurança do Trabalho e Noções de legislação trabalhista;
5. Conhecimentos específicos de gestão de projeto (definição de objetivos, planejamento, comunicação, monitoramento, gestão de riscos, custos, etc);
6. Leitura e Interpretação de projetos;
7. Análise crítica de relatórios, projetos, custos, cronogramas;
8. Métodos construtivos e sequência executiva de atividades;
* Coordenar a organização global da obra, por meio de planejamento inicial do projeto com definição de prazos e custos, juntamente com o Gerente de Contratos, de acordo com o escopo e recursos disponíveis.
* Realizar estudo de métodos e recursos para execução dos serviços, levando em conta todas as variáveis do projeto, com o objetivo de oferecer um trabalho assertivo em todas as etapas da obra.
* Monitorar atividades que podem gerar riscos materiais e à integridade da vida, fiscalizando a execução do trabalho de acordo com as normas vigentes.
* Quantificar os materiais e contratação de serviços necessários à execução dos serviços, por meio dos projetos e levantamentos in loco.
* Requisitar recursos para execução da obra, para que não faltem insumos e equipes para execução das atividades.
* Coordenar e supervisionar equipe própria e de terceiros, fiscalizando processos administrativos, de segurança do trabalho e de execução de atividades de campo, garantindo que se cumpram legislações trabalhistas, normas técnicas de execução, qualidade e bom desempenho.
* Elaborar e preencher relatórios técnicos, de acordo com os padrões da empresa e da solicitação da contratante ou gerenciadora, para manter em registro detalhado as atividades do projeto, documentando progresso, impedimentos de trabalho, alterações relevantes de projeto e escopo, e evidenciar a execução de acordo com as normas vigentes.
* Realizar levantamentos para execução de orçamentos adicionais durante o período de obra, pela demanda ou projeto específico para atendimento ao cliente.
* Garantir o cumprimento de normas de segurança do trabalho;
* Controlar e garantir a qualidade do empreendimento.