Coordenador(a) Pedagógico(a)
A coordenação tem como missão desenvolver uma abordagem educativa integral e inovadora, integrando os núcleos da comunidade escolar: Equipe Pedagógica, Gestão e Famílias.
Atua em decisões estratégicas junto com a Equipe de Gestão e Direção para estabelecer objetivos claros e alcançáveis.
Acompanha a Equipe e as crianças no seu processo de aprendizagem para traçar a costura entre os objetivos de aprendizagem descritos na BNCC e o currículo do Espaço Cria.
Orienta e apoia a Equipe de Educadores fornecendo ferramentas, materiais e propostas que ajudem-nos a superar os desafios encontrados na aprendizagem, na avaliação e nos relacionamentos com as crianças.
Atua na formação da sua Equipe, contribuindo para planejamentos, conduzindo grupos de estudos, dialogando, mediando conflitos de Equipes, avaliando e dando feedbacks e orientações.
* Apropriar-se da proposta pedagógica, acordos e procedimentos da escola para tornar-se referência dos mesmos diante da Equipe, das crianças e das famílias.
* Participar de reuniões de planejamento pedagógico com a Equipe de Educadores, orientando e contribuindo com seu olhar crítico, repertório pedagógico e observação dos interesses das crianças.
* Acompanhar e avaliar os materiais pedagógicos produzidos pela sua Equipe (fichas de atividades, jogos, deveres de casa, cartazes, objetos, projetos etc.).
* Atuar na formação de toda a sua Equipe (Professores, Assistentes, Auxiliares, Estagiários), acompanhando, avaliando, dando feedbacks e orientações, conduzindo grupos de estudos, oferecendo materiais de estudo etc.
* Acompanhar e estar atenta(o) ao estágio de aprendizagem, aos centros de interesse e à forma de aprendizagem das crianças, para orientar a Equipe a encontrar os melhores caminhos de aprendizado.
* Atender famílias, marcar conversas de feedback e orientações sobre as crianças, conduzir reuniões individuais e coletivas.
* Atender terapeutas das crianças e trocar com a Equipe de Psicologia da escola para pensar a condução e estratégias para condução de desafios emocionais, comportamentais e pedagógicos das crianças.
* Pensar e propor soluções para a inclusão de crianças neuroatípicas, com dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento, no grupo (socialmente) e nas atividades pedagógicas.
* Apoiar e orientar a avaliação contínua do aprendizado das crianças e a construção de PEIs; orientar, revisar e dar feedbacks sobre os registros e documentação pedagógica das crianças.
* Apoiar o desenvolvimento socioemocional das crianças, direta ou indiretamente (por meio de orientação à Equipe e construção de estratégias).
* Orientar e supervisionar o cuidado dos materiais e espaços, e fazer a interface com o setor Administrativo para solicitação de reparos, substituições, compras etc.
* Reunir-se com a Direção para partilhar e pensar junto soluções estratégicas para quaisquer desafios pedagógicos, relacionais, estruturais, materiais ou outros.
* Ser porta-voz da escola diante da sua comunidade.
Competências e habilidades:
Forte conhecimento pedagógico e capacidade de liderança.
Compreensão clara da legislação educacional e capacidade de aplicá-la.
Habilidade em trabalhar em equipe e gerenciar conflitos.
Capacidade de pensamento crítico e resolução de problemas.
Excelente comunicação e interação com as crianças, famílias e colegas de trabalho.
Conhecimento avançado de ferramentas tecnológicas e programas de software.
Habilidade em criar e implementar planos de ação eficazes.
,