Overview
O Exército abriu inscrições para farmacêuticos e outros profissionais de saúde para duas regiões militares, correspondentes aos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças (GO), para o Serviço Militar Temporário.
Regiões e vagas
Para o Comando da 9ª Região Militar do Exército, que inclui Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Aragarças, as oportunidades são para farmacêuticos, dentistas e veterinários. O processo seletivo para esses cargos não se destina ao ingresso na carreira militar como profissional de carreira com direito à estabilidade adquirida, mas sim um processo simplificado com o objetivo precípuo de formar Cadastro de Reserva, conforme assinala o edital.
Para participar, os profissionais devem possuir ensino superior e ter, no máximo, 40 anos de idade. Poderão concorrer candidatos do sexo masculino e feminino. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até às 16h de 13 de julho, pelo site do comando da 9ª Região. Não há cobrança de taxa de participação. Os selecionados serão incorporados em 1º de fevereiro de 2022.
Tendo em vista a movimentação de oficiais de carreira, o edital não precisa informar a quantidade de vagas no início do processo seletivo. Sua divulgação oficial deverá ocorrer, preferencialmente, antes da chamada para a Inspeção de Saúde, de acordo com o documento.
Processo seletivo – 9ª Região
De acordo com o edital, os inscritos passarão por entrevista, avaliação curricular, inspeção de saúde e exame de aptidão física e seleção complementar. A entrevista está prevista para 23 de agosto a 17 de setembro, a inspeção de saúde deverá ser feita entre 8 e 18 de novembro e o exame de aptidão física entre 14 e 16 de dezembro.
Região Militar de Minas Gerais – 4ª Região
Para o Comando da 4ª Região Militar, de Minas Gerais, as inscrições devem ser feitas pelo site do comando até 19 de julho. Neste caso, há taxa de participação de R$ 35 a R$ 40. Os candidatos também serão avaliados por meio de entrevista, análise curricular, inspeção de saúde, exame de aptidão física e teste prático.
Observações e dicas
Segundo o farmacêutico e professor da pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, os profissionais graduados em Farmácia que desejam passar em concursos ou processos seletivos em órgãos públicos precisam seguir uma regra básica: estudar. Dicas: focar em editais ou provas anteriores para treinar e fazer muitos exercícios; concentrar-se nas disciplinas em que há mais dificuldade.
Obrigado por apoiar o jornalismo profissional.
A missão da Agência de notícias do ICTQ é levar informação confiável e relevante para ajudar os leitores a compreender melhor o universo farmacêutico. O leitor tem acesso às reportagens, artigos, fotos, vídeos e áudios publicados pela redação da Instituição. Sua reprodução é permitida, desde que citada a fonte. O ICTQ é o principal responsável pela especialização farmacêutica no Brasil. Obrigado por escolher a instituição para se informar.
#J-18808-Ljbffr