Responsável por realizar análise das operações de cobrança, acompanha o processo de liquidação, localiza pagamentos efetuados, providencia baixa no sistema e identifica pendências. Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos.
- Fazer acompanhamento de inadimplência e propor medidas e soluções;
Conhecimento em CPR
- Identificar clientes em atraso, cartório e providenciar o bloqueio dos mesmos;
- Acompanhar o desempenho e solução das cobranças que estão com departamento jurídico e os processos de cobrança judicial;
- Manter atualizado o arquivamento do setor;
- Comunicar ao coordenador de toda e qualquer necessidade ou irregularidade inerente ao seu setor;
- Obedecer e cumprir todas as orientações repassadas pela diretoria, bem como cumprir e fazer cumprir a política de cobrança;
- Propor ações judiciais contra inadimplentes;
- Acompanhar processos contenciosos;
- Negociar parcelamento de débitos;
- Seguir normas e procedimentos da empresa;
- Manter padrão da qualidade conforme orientado e repassado pelo controle da empresa;
- Aprovação de pedidos de vendas;
- Análise
- Realizar controle de duplicatas sendo (entrada e retorno aos consultores e clientes);
- Controla Notas Fiscais de Venda (arquivamento e devolução);
- Avaliação de crédito (cadastro, análise de risco, limite de crédito e garantias).
- Cobrança ativa e preventiva de inadimplentes.
- Estruturação e acompanhamento de operações de barter e CPR.
- Formalização, registro e controle de garantias (penhor, hipoteca, alienação, endossos).
- Suporte a auditorias, conciliando documentação e políticas de crédito vigentes.
- Gestão de indicadores de inadimplência, aging, perdas e provisionamento.
- Interface com áreas de vendas, jurídico e fiscal para alinhamento de políticas e processos.
- Parametrização e uso intensivo de ERPs e ferramentas de BI para controle e reporte.