Encarregado Operacional /Logistico
Conduzir a equipe na execução de processos operacionais relacionados distribuição e movimentação de mercadorias, observando as normas, políticas e diretrizes determinadas pela empresa, assegurando o cumprimento dos padrões e horários pré-estabelecidos.
Requisitos do cargo:
**Experiência**:
Experiência mínima de 06 (seis) meses em processos de distribuição e movimentação de mercadorias, coleta e entrega e atendimento ou área afins.
Formação obrigatória:
Superior em andamento em logística, processos gerenciais, administração Logística ou áreas afins.
Requisitos técnicos obrigatórios:
Pacote office intermediário;
Informática;
Análise e controle de documentos;
Análise de dados e indicadores;
Cadeia de valor;
Seleção e desenvolvimento de pessoas;
Legislação previdenciária e trabalhista;
Licenças e normas segurança transporte para diversos tipos cargas;
Sistemas de armazenagem;
Transporte de carga fracionada.
Competências comportamentais:
Comunicação (assegurar que toda e qualquer comunicação seja assertiva e efetiva para todos os públicos da organização);
Gestão de Pessoas (interagir e inspirar pessoas para formar, desenvolver e reter equipes voltadas para o negócio);
Gestão Estratégica (Promover o alinhamento estratégico entre as pessoas, processos e a organização, definindo objetivos e metas, monitorando o desempenho organizacional e tomando decisões para garantir que os resultados sejam alcançados);
Gestão de Processos para Excelência Organizacional (gerir e assegurar que os sistemas, os recursos e a estrutura estejam alinhados aos processos produtivos e aos objetivos da organização);
Gestão de Mudanças (promover e contribuir na implementação de mudanças/melhorias para suportar o crescimento e performance de pessoas, equipes e organização).
Responsabilidades do cargo:
Conduzir e administrar as atividades nos processos de atendimento, roteirização, coleta e entrega, movimentação de mercadorias, observando normas, políticas e diretrizes determinadas pela empresa;
Administrar os recursos físicos, humanos e materiais do setor, respeitando as políticas, diretrizes e procedimentos estabelecidos;
Conduzir o processo de carga e descarga de veículos, assegurando que os veículos estejam disponíveis para o carregamento conforme os horários previstos;
Assegurar a correta distribuição de volume e carga de forma equalizada para os veículos, respeitando rotas e prazos pré-estabelecidos;
Comunicar aos motoristas sobre a liberação do veículo e o roteiro de viagem para possibilitar o início da mesma;
Monitorar o processo de devolução de mercadorias, e assegurar seu direcionamento, bem como, o correto manuseio, condicionamento e identificação das mesmas, para evitar avarias e extravios;
Assegurar a identificação e tratamento das divergências das mercadorias que não foram para a entrega ou redes pacho, identificando avarias, extravios ou clientes não localizados;
Realizar visitas aos clientes sempre que necessário, bem como orientar as equipes de ajudantes e motoristas na solução de problemas relacionados à coleta e entrega de mercadorias;
Apoiar outras áreas da unidade, na resolução de problemas oriundos do processo de operação;
Delegar tarefas para seus subordinados de acordo com as necessidades de operação seguindo o planejamento definido pela área;
Acompanhar metas e indicadores da área, realizando análise dos processos e planos de ação para correção de desvios, melhoria contínua e satisfação dos clientes com os serviços prestados;
Informar metas e indicadores para a equipe sob sua responsabilidade;
Divulgar as atualizações das políticas, processos e demais orientações advindas do corporativo da empresa relacionados à área;
Disseminar o propósito, visão, valores da Expresso São Miguel para a equipe sob sua responsabilidade, bem como dar suporte na realização das atividades, perpetuando a cultura da empresa e o atingimento dos objetivos estratégicos da organização;
Realizar todos os processos relacionados à Gestão de Pessoas, tais como seleção, acompanhamento período experiência, desenvolvimento, feedback, treinamentos, orientações, atualização cadastral, atualização de prontuários, medidas disciplinares, manutenção de jornada e ponto, programação de férias, promoções salariais horizontais ou verticais e rescisão contratual;
Representar a empresa, por meio de procuração ou carta de preposto, junto a stakeholders e demais agentes do ambiente externo organizacional;
Sugerir melhorias nos processos da operação, para desenvolvimento de projetos de média e alta complexidade e que possam vir a otimizar as atividades, reduzir custos e retrabalhos bem como melhorar os níveis de serviços aos clientes;
Assegurar o uso adequado dos equipamentos de segurança individuais e coletivos;
Manter-se atualizado em relação às tendências e inovações tecnológicas de sua área de atuação e das necessidades do setor;
Prestar suporte aos superiores hierárquicos, fornecendo informações sobre rotinas e procediment