Gerir todas as questões pertinentes, tais como: estratégia de atuação, projetos (estratégicos, técnicos e operacionais), indicadores e metas, planejamento orçamentário, dimensionamento do quadro, otimizando os processos internos, promovendo o cumprimento das normas, legislação vigente, políticas gerais, entre outros, garantindo alinhamento entre pessoas, processos e estratégia de negócio.
Responsabilidades e atribuições
* Garantir o cumprimento das regras organizacionais, visando melhores práticas, melhorias nas políticas, nos processos, fluxos, funcionalidade, otimização, racionalização, visando maior eficiência e eficácia dos serviços e satisfação dos colaboradores e clientes.
* Gerenciar e promover o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe pautada em gestão por competências e meritocracia, contribuindo para a cultura de desempenho, visando alcançar melhores resultados.
* Gerenciar os processos, projetos e programas da área, orientando e mediando conflitos entre pessoas, áreas e gestores, garantindo a implantação, operacionalização, Cronogramas e metas.
* Cumprir e facilitar o cumprimento dos procedimentos, normas de conduta e ética, bem como diretrizes gerais da empresa.
* Prever, organizar, coordenar e controlar todas as atividades desenvolvidas na unidade, com apresentação periódica de relatórios para a diretoria executiva e/ou conselho de administração.
* Definir as necessidades operacionais (técnicas e humanas) da unidade.
* Avaliar relatórios analíticos sobre a evolução dos indicadores da unidade e propor estratégias para o aumento da eficiência operacional, diminuição de custos e melhoria dos resultados.
* Elaborar, atualizar e controlar os procedimentos, processos, diretrizes, manuais e sistema de informação da área visando melhores práticas, funcionalidade e satisfação dos colaboradores.
* Elaborar e gerenciar o planejamento orçamentário, garantindo o cumprimento ou redução das despesas da unidade.
* Realizar reuniões periodicamente com a equipe e registrar os assuntos em ata.
* Controlar o pedido mensal de material de consumo interno e/ou bens patrimoniais para a unidade.
* Contribuir com o Programa de Educação Continuada, realizando levantamento das necessidades de treinamento e atendendo às convocações de treinamento.
* Aplicar treinamento aos colaboradores de acordo com os seus conhecimentos especializados, bem como avaliar a eficácia dos treinamentos realizados para a sua equipe.
* Elaborar planos de ação em prol de melhorias, cumprindo com as atividades e prazos estabelecidos.
* Controlar e cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, registro de ponto, horário e
escala de trabalho e cronograma de férias da equipe.
* Controlar uso de equipamento e materiais da unidade, solicitar substituição ou consertos, contribuindo com a manutenção e evitando o desperdício.
* Revisar os documentos do setor (manuais, regimentos, procedimentos, dentre outros) de acordo com o cronograma estabelecido pela Cooperativa, mantendo-os atualizados e disponíveis para acesso pela equipe.
* Controlar a movimentação de equipamentos e/ou bens patrimoniais.
* Acompanhar as auditorias internas e externas e o tratamento das não conformidades.
* Captar, avaliar e controlar os contratos com prestadores de serviços de saúde para garantir o cumprimento de legislação e a qualidade no atendimento ao beneficiário Unimed.
* Adotar medidas administrativas de melhoria e aprimoramento da prestação de serviços, com base nas reclamações, denúncias, informações, sugestões e críticas recebidas, visando a garantir que os problemas detectados não se tornem objeto de repetições contínuas.
* Assegurar a administração dos contratos dos prestadores de serviços de saúde, mantendo de acordo com a legislação federal, estadual e municipal, padrões normativos, institucionais e aprovação da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da Cooperativa.
* Avaliar o pedido de credenciamento de novos prestadores, analisar a estrutura e qualificação.
* Negociar a renovação contratual (anual) com prestadores credenciados, buscando a melhor relação entre os stakeholders.
* Assegurar respostas aos questionamentos da Ouvidoria sobre reclamações de clientes ou problemas de processos envolvendo a rede credenciada.
* Estabelecer interação com os outros setores, garantindo a qualidade dos serviços prestados.
* Prestar informações aos clientes internos e externos com ética, eficiência e agilidade, fortalecendo as relações entre as partes envolvidas e a imagem da empresa.
* Zelar pela guarda, manutenção, conservação e limpeza dos equipamentos, ferramentas e materiais do seu trabalho.
* Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de segurança.
* Atender às programações de treinamento e desenvolvimento.
* Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos quanto ao uso do uniforme, equipamentos de proteção individual, registro de ponto, horário e escala de trabalho, cronograma de férias etc.
* Informar à diretoria sobre qualquer irregularidade ou suspeita de fraude.
* Posicionar a diretoria sobre as ações e atividades desenvolvidas na área sob sua responsabilidade.
* Executar outras atividades correlatas, de acordo com as atribuições próprias de sua unidade operacional, natureza do seu trabalho e local/subsistema de sua área, conforme determinação superior.
Requisitos e qualificações
Requisitos
* Escolaridade: Ensino Superior em Administração, Gestão Hospitalar, Direito ou afins.
* Pós-Graduação Completa em Gestão nos Serviços de Saúde ou afins.
* Conhecimentos: gestão de processos, gestão de projetos, gestão de custos, gestão de pessoas, planejamento
orçamentário, gestão por resultados, qualificação de prestadores de serviços de saúde.
* Experiência profissional na área ou em atividades correlatas.
A Unimed é a maior realidade cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 368 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 19 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.
Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos, 3.244 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.
Além de deter 34% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 21º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela 11ª vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.
* Somos 344 Cooperativas
* 116 mil médicos cooperados
* 17 milhões de beneficiários
* 2.445 hospitais credenciados
* 119 hospitais próprios
Além de Pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias, hospitais credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.