1. É essencial ter conhecimento profundo sobre as peças, incluindo suas funções, aplicações e compatibilidade com diferentes veículos.
2. Conhecimento sobre as tendências do mercado, lançamentos de veículos e substituições de peças.
3. Compreender o funcionamento dos principais sistemas do veículo, como motor, freios, suspensão, direção etc., ajuda na identificação de problemas e na recomendação de peças adequadas.
Saber utilizar catálogos de peças, softwares de busca e outros recursos para identificar e sugerir peças corretas.
Responsabilidades
1.
Planejar rotina de contatos e atividades diária, semanal e mensal;
2.
Fazer o planejamento de intenção de venda para os meses seguintes;
3.
Manter contato com os prospects via telefone, Skype, whatsapp, e-mail ou visitas;
4.
Localizar, qualificar e integrar novos clientes à sua carteira;
5.
Elaborar plano de abordagem para Clientes Inativos;
6.
Preparar a estratégia de abordagem e negociação;
7.
Conversar com clientes sobre produtos e serviços e mantendo as informações sobre o cliente atualizadas;
8.
Elaborar propostas e cotações e enviá-las aos clientes;
9.
Tirar pedidos dos produtos e serviços conforme normas da empresa;
10.
Acompanhar a elaboração de contratos e sistema de pagamentos com clientes;
11.
Acompanhar a entrega de produtos ou serviços;
12.
Treinar e orientar clientes e seus vendedores em como usar ou demonstrar os produtos ou serviços;
13.
Manter contato com clientes e responder ou encaminhar a solução das suas dúvidas;
14.
Apresentar propostas e recomendações baseado nas necessidades dos clientes;
15.
Elaborar relatórios de contatos, vendas efetuadas, vendas perdidas e ação da concorrência;
16.
Identificar demandas dos clientes e tendências de mercado sugerindo novos produtos e serviços para a empresa;
17.
Participar em feiras;
Qualificações
1. Saber se comunicar de forma clara e eficaz com clientes, explicando as características e benefícios das peças.
2. Habilidade em negociar preços, prazos e condições de pagamento, buscando sempre o melhor resultado para a empresa e para o cliente.
3. Construir e manter bons relacionamentos com clientes, fornecedores e outros profissionais do setor.
4. Ser capaz de prestar um atendimento eficiente e personalizado, identificando as necessidades do cliente e oferecendo soluções adequadas.
Habilidade em identificar e solucionar problemas relacionados a peças automotivas, buscando soluções rápidas e eficazes.