Objetivo do cargo: Gerenciar a equipe de vendas.
Descrição:
Diretivas diárias
O gerente deve reunir-se com a equipe todos os dias para discutir as metas de vendas e resultados atuais. Ele também deve apresentar relatórios dos desempenhos da vendedores e fornecer feedback.
Vendas
O gerente é responsável por garantir que todos os produtos sejam vendidos em tempo hábil, oferecendo promoções e concorrência quando necessário. Deve conhecer bem o portfólio de produtos e serviços e orientar a equipe para aumentar suas vendas.
Controle de estoque
Caso o estoquista esteja ausente, o gerente é responsável por realizar a contagem diária do estoque e fazer registros das divergências encontradas.
Orientação e supervisão
O gerente deve supervisionar a equipe para garantir que eles sejam eficientes e eficazes no trabalho. Isso inclui ajudar na formação de equipes para a oferta de produtos e serviços e organizar o seu relacionamento com a loja.
Análise e avaliação
A análise regular do desempenho da equipe, incluindo métodos de aumento nas vendas e melhoria nos processos, é fundamental para um sucesso real. Essa atividade permite ao gestor identificar áreas de melhoria e tomar medidas para sua resolução. Analisar os dados estatísticos pode ser uma forma útil para alcançar esses objetivos.
Relatórios de desempenho
Os gerentes devem coletar e analisar dados sobre as vendas e operações diariamente e produzir relatórios de desempenho trimestral ou mensal para monitorar o progresso da empresa.
Alinhamento estratégico
Para saber melhor como funciona o mercado, você precisa estar informado sobre tendências de lançamentos de novos produtos, marketing, promoções, preços praticados, eventos e atualizações para aplicar em seu negócio.
Apoio aos funcionários
O gerente deve motivar e incentivar seus funcionários a dar o seu melhor desempenho, trabalhando conjuntamente para atingir os objetivos definidos pela empresa e manter um ambiente de trabalho positivo e produtivo.
Mais informações
É importante lembrar que todas as atividades realizadas devem estar alinhadas com as políticas e práticas da empresa. Além disso, algumas funções podem variar dependendo do tamanho da loja e do papel específico que você desempenha nela.