As principais responsabilidades incluem auxiliar o Enfermeiro responsável pelo atendimento, supervisionar a unidade quando solicitado e planejar a produção de CME. Além disso, é necessário receber e passar o plantão do CME, informando ao Enfermeiro responsável pelo plantão subsequente sobre intercorrências.
O trabalho também envolve receber, organizar e dispensar materiais, instrumentais e equipamentos na unidade. É importante ler e executar o planejamento do mapa cirúrgico para conhecimento das ordens e complexidades cirúrgicas e fazer anotações nos livros de registros para rastreabilidade.
Ainda, realiza controle do estoque de materiais individuais e de equipes, efetua solicitações de reposição quando necessário e procede à limpeza de materiais e equipamentos do setor. Encaminha solicitações de exames laboratoriais e diagnósticos, atende médicos e presta informações dentro dos limites de sua função.
Cumprir as políticas, normas e protocolos institucionais e colaborar na prevenção e controle de infecção hospitalar são outros aspectos importantes do cargo. Manter comportamento ético profissional de acordo com o Código de Ética de Enfermagem e estar com registro vigente no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) são requisitos essenciais.
Executar outras atividades correlatas a critério do superior.