Quem somos nós?
O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade Asa Sul foi criado pela Lei Distrital no. 2.393, de 07 de junho de 1999 e regulamentado pelo Decreto no, de 29 de junho de 2000.
Logo, o Colégio Militar é uma entidade de ensino público, desenvolvendo atividades pedagógicas obrigatórias - educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.DESCRIÇÃO DA VAGAEstamos formando um Banco de Talentos para a contratação de 1 (um) Orientador Educacional para atuarno Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade II (Taguatinga/Ceilândia).
Esse orientador será responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, atuando no SOEPAS/PAEI.A carga-horária será de 40h/semanais, de segunda a sexta-feira em período integral.Responsabilidades e atribuiçõesIdentificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos com necessidades educacionais especiais.Acompanhamento pedagógico e emocional: oferecer apoio personalizado aos alunos atípicos, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas dentro do ambiente escolar.Planejamento e execução de estratégias inclusivas: trabalhar em conjunto com os professores e demais profissionais para desenvolver métodos que promovam a inclusão e o aprendizado dos estudantes.Intervenção e suporte psicológico: atuar na identificação e solução de dificuldades emocionais ou comportamentais que possam impactar o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos.Mediação com as famílias: estabelecer um canal de diálogo com os responsáveis para garantir uma abordagem integrada entre escola e família.Parceria interdisciplinar: colaborar diretamente com os psicólogos e assistentes sociais da instituição para construir estratégias eficazes no atendimento das demandas dos alunos.Elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, os Planos de Atendimento Educacional Individualizados – PEIs - dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – ENEEs (definindo as adequações curriculares, pedagógicas, de ambiente físico ou comportamentais, se julgadas relevantes);Acompanhar a execução dos PEIs;Estabelecer em conjunto com a equipe multiprofissional as diretrizes de ações inerentes ao Departamento de Ensino e suas Coordenações pedagógicas e Corpo de Alunos; no que tange ao processo pedagógico a ser desenvolvido para os Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais – ENEEs, no cumprimento dos PEIs.Hard SkillsFormação AcadêmicaGraduação em Pedagogia;Especialização ou formação complementar em Educação Especial, Psicopedagogia, Educação Inclusiva ou áreas correlatas;Experiência: Vivência comprovada de no mínimo 6 (seis) meses no trabalho com educação inclusiva ou atendimento educacional especializado.Conhecimento em Normas e LegislaçãoFamiliaridade com as políticas de educação inclusiva e legislação pertinente, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei no 13.146/2015) e as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial.Outras legislações e políticas públicas relacionadas à educação especial;Práticas Pedagógicas InclusivasDomínio de metodologias de ensino adaptadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições atípicas.Habilidade para adaptar materiais e avaliações conforme as necessidades individuais dos estudantes.Tecnologia AssistivaConhecimento no uso de ferramentas e recursos tecnológicos voltados ao ensino de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem.Soft SkillsEmpatia e SensibilidadeCapacidade de compreender e respeitar as diferenças individuais, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.Comunicação EficazHabilidade para interagir de forma clara e objetiva com alunos, familiares e equipe pedagógica, facilitando o alinhamento de estratégias educacionais.Mediação de ConflitosCompetência para lidar com situações de conflito de maneira assertiva e promover soluções que beneficiem o ambiente escolar.Trabalho em EquipeDisposição para colaborar com professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, garantindo um atendimento multidisciplinar eficaz.Habilidades OrganizacionaisPlanejamento e OrganizaçãoCapacidade de estruturar planos de atendimento individualizado (PAI) e organizar rotinas de acompanhamento dos alunos.Gestão de CasosHabilidade para monitorar e registrar o progresso dos alunos, analisando resultados e ajustando estratégias conforme necessário.Atitudes e ValoresÉtica ProfissionalCompromisso com a confidencialidade e a dignidade dos alunos e suas famílias.Por que trabalhar conosco?
Modalidade de contrato CLT;Salário + gratificação por nível de escolaridade;Vale-alimentação em cartão Sodexo (após 2 meses de efetivação);Vale-transporte (opcional);Plano de saúde por coparticipação (opcional, após 3 meses de efetivação);Plano odontológico (opcional, por adesão).