Objetivo do Cargo: O Analista de Cadastro é o profissional responsável por coletar, analisar e processar dados ou informações relacionadas ao seu setor. Ele realiza as atividades operacionais do setor, gera insights e propõe soluções e melhorias nos processos.
Detalhamento das Atividades:
Análise de Dados:
* Análise de Documentação: Avaliar e interpretar documentos societários, fiscais, financeiros e contábeis para garantir a veracidade e a regularidade das informações apresentadas.
* Inserção de Dados: Inserir as informações cadastrais no sistema, garantindo que os registros reflitam corretamente a documentação analisada.
* Identificação de Riscos: Identificar inconsistências, restrições ou riscos associados aos cedentes e, em menor proporção, aos sacados, reportando eventuais problemas.
Negociações Internas:
* Montar apresentações para levar ao Comitê de Crédito, demonstrando conhecimento técnico e defendendo sua posição perante à análise realizada das empresas em questão.
* Tomada de Decisão: Analisar e fundamentar a aprovação ou recusa de cadastros com base em critérios técnicos e alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa, tendo poder de voto nas decisões do Comitê de Crédito.
* Simulações e Formalização de Nota Comercial: Realizar simulações de operações para avaliação de viabilidade, e sua formalização, garantindo que todos os documentos estejam corretamente preenchidos e assinados.
Negociações Exernas:
· Relacionamento com Agentes: Manter contato com os agentes envolvidos para esclarecimento de dúvidas, solicitação de informações e acompanhamento de pendências.
* Providenciar Documentação para Assinatura: Organizar e disponibilizar a documentação necessária na plataforma de assinatura digital, garantindo que todos os documentos estejam corretos e informando o cedente sobre a sua disponibilidade para assinatura.
Formação e Experiência:
Formação Acadêmica:
* Cursando/Completo - Graduação em áreas correlatas: Administração, Finanças, Economia, Ciências Contábeis ou áreas afins.
* Desejável pós-graduação ou MBA em Gestão Empresarial, Contratos ou áreas afins.
Experiência Profissional:
* Experiência comprovada em análise de crédito, mercado e/ou dados será um diferencial.
Competências para o Cargo:
Competências Técnicas:
* Capacidade de identificação de problemas e identificação de soluções ágeis para tal.
* Capacidade de analisar dados e identificar tendências.
Competências Comportamentais e Estratégicas:
* Comunicação clara, coerente e concisa.
* Gestão de riscos, com foco em mitigação de riscos.
* Postura Ética em conformidade com regulamentos e boas práticas de mercado.
Competências Relacionais:
* Habilidade de colaboração interdepartamental, promovendo o pleno crescimento da organização como um todo.