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Supervisão pedagógica – educacional

Pindamonhangaba
MFC
Anunciada dia 9 setembro
Descrição

Supervisão Pedagógica – Educacional

Ele(a) é responsável por planejar, implementar, acompanhar e avaliar programas pedagógicos, assegurando a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem em total consonância com os planos de trabalho.
O papel vai além, oferecendo suporte técnico e estratégico a equipes docentes, coordenações e à direção, impulsionando o desenvolvimento contínuo de todo o corpo pedagógico e prestadores de serviços. O objetivo principal é a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, com atenção especial à inclusão e à integralidade do desenvolvimento.

Este profissional também atua na proposição e acompanhamento de programas educacionais inclusivos para crianças com deficiência, garantindo que as adaptações e recursos necessários estejam disponíveis para promover um ambiente de aprendizagem equitativo e eficaz. Além disso, colabora na concepção e execução de programas integrais, que visam o desenvolvimento pleno dos alunos, abordando aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos.

A prestação de contas é um pilar da atuação desse (a) profissional que monitora e relata o impacto das ações pedagógicas, demonstrando transparência e responsabilidade com os resultados. O trabalho também envolve a integração e o fortalecimento da organização social no contexto educacional, promovendo a participação da comunidade e o alinhamento com as necessidades e expectativas locais.

Principais Responsabilidades:
Elaborar, revisar e acompanhar a implementação de programas e planos pedagógicos conforme as diretrizes, o plano de trabalho e as especificidades dos programas integrais e inclusivos.
Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos por meio de indicadores, com foco na evolução individual e coletiva, especialmente para estudantes com deficiência.
Propor ações corretivas e estratégias educacionais inovadoras para aprimorar os resultados educacionais, incluindo a adaptação de metodologias e materiais para atender às diversas necessidades dos alunos.
Desenvolver e ministrar formações e oficinas pedagógicas/educacionais para docentes, prestadores de serviço e demais envolvidos nos programas, capacitando-os para atuar com excelência em contextos de inclusão e integralidade.
Apoiar a elaboração e atualização de materiais didáticos e conteúdos curriculares, com foco na diversidade e na acessibilidade.
Acompanhar visitas técnicas aos programas, avaliando a aplicação das diretrizes pedagógicas e a qualidade das práticas.
Realizar visitas, reuniões e encontros entre os programas e a SME (Secretaria Municipal de Educação), fortalecendo a articulação institucional e a prestação de contas sobre os resultados educacionais.
Garantir a adequação das práticas pedagógicas às políticas institucionais, aos planos de trabalho e às legislações educacionais vigentes, incluindo as normativas sobre educação inclusiva.
Promover a integração entre tecnologia e educação, sugerindo ferramentas e metodologias inovadoras que potencializem o ensino-aprendizagem e a inclusão digital.
Realizar diagnóstico pedagógico institucional e propor planos de ação que contemplem a melhoria contínua e a sustentabilidade dos programas.
Atuar como ponte entre os setores acadêmico, administrativo, RH e pedagógico, facilitando a comunicação e a integração das ações em prol de uma organização social mais eficaz e voltada para o aprendizado.

A supervisão Pedagogica será uma peça fundamental na garantia da excelência educacional.

Formação Acadêmica:
Obrigatória: Licenciatura em Pedagogia ou áreas afins da Educação.
Desejável: Pós-graduação (lato sensu) em Gestão Escolar, Educação Inclusiva, Psicopedagogia, ou Coordenação Pedagógica.
Diferencial: Especialização em Educação Inclusiva.

Especializações Desejáveis:
Educação Inclusiva.
Metodologias Ativas de Aprendizagem.
Educação a Distância (EaD) ou Tecnologias Educacionais.
Avaliação Educacional ou Gestão da Avaliação. ;

Regime de Trabalho:
PJ – MEI.
Carga horária:
Horário administrativo de Segunda a Sexta-feira.

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