* Experiência como QA Lead em times de desenvolvimento de sistemas mobile (Android/iOS) e web;
* Experiência prévia liderando ou coordenando equipe de QA;
* Sólido conhecimento em testes funcionais e não funcionais;
* Conhecimento em automação de testes: Selenium, Appium ou ferramentas similares;
* Experiência com testes de APIs (Postman);
* Vivência com Banco de dados Postgres, Oracle e Mongo;
* Experiência com CI/CD (Jenkins, GitLab e GitHub), Firebase e SonarQube;
* Habilidade para organização de backlog técnico de qualidade (Jira) e refinamento com o time;
* Boa comunicação interpessoal e perfil colaborativo;
* Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas com autonomia;
* Experiência em ambientes com metodologia ágil.
* Conhecimento em testes de performance e segurança.
* Vivência com monitoramento em produção e observability tools.
Perfil de liderança esperado
* Capacidade de mentoria técnica e desenvolvimento da equipe;
* Proatividade na resolução de conflitos e direcionamento estratégico da área de QA;
* Visão sistêmica para atuar como ponte entre produto, desenvolvimento e qualidade;
* Habilidade para influenciar decisões e garantir a priorização de atividades de QA;
* Liderança servidora, com foco em construir um time maduro, autônomo e colaborativo.
Diferenciais
1. Noções de programação (JavaScript, Python) para automação.
2. Experiência com testes de performance (JMeter ou ferramentas similiares);
3. Conhecimentos em testes de segurança (OWASP, ZAP Proxy);
4. Certificações ISTQB, CTFL, CTAL ou similares.
* Definir e liderar a estratégia de qualidade dos produtos mobile e web;
* Garantir o uso das melhores práticas testes e automação de testes: Tipos por objetivo: E2E, regressão, funcionais, aceitação, performance, carga, estresse, segurança, usabilidade e compatibilidade. Tipos de abordagem: Manual, automatizado e exploratório.
* Atuar na definição e aplicação de estratégias de testes manuais, automatizados, exploratórios e de regressão;
* Atuar junto ao time de desenvolvimento e produto nos refinamentos técnicos e validações de critérios de aceitação;
* Promover a cultura de qualidade desde o início do desenvolvimento;
* Realizar acompanhamento de indicadores de qualidade, cobertura de testes, bugs críticos e planos de ações;
* Apoiar o time na análise de causa raiz e prevenção de falhas;
* Ser referência técnica para QAs, desenvolvedores e demais áreas envolvidas;
* Liderar tecnicamente e fazer a gestão da equipe de QA;
* Garantir a equalização do conhecimento técnico entre os membros da equipe de QA;
* Planejar, estimar, criar cronogramas de testes, distribuir e acompanhar as tarefas do time de qualidade;
* Criar, revisar e evoluir planos de teste, casos de teste e testes automatizados;
* Estabelecer e acompanhar KPIs de qualidade (cobertura, bugs em produção, tempo de execução etc.);
* Garantir a rastreabilidade entre requisitos e testes;
* Realizar interface com times de desenvolvimento, produto e stakeholders para priorização de qualidade;
* Apoiar processos de revisão técnica (code review de automações, pipelines de CI/CD voltadas a QA);
* Conduzir ritos e alinhamentos relacionados à área de qualidade;
* Atuar com práticas de shift-left testing e melhoria contínua dos processos.