Descrição do Cargo:
O cargo de Gerente de E-commerce visa coordenar todas as atividades de vendas online, desde a efetivação do pedido até a entrega do produto correto ao cliente e no prazo estipulado. Garantir as metas de operação do setor, assim como também a organização da loja virtual e as plataformas de marketplaces.
Responsabilidades:
* Coordenar a equipe de e-commerce;
* Tomar decisões, junto aos fornecedores do e-commerce (Tecnologia, logística, pagamentos, anti-fraude, consultorias, agências, etc);
* Elaborar estratégias para o aumento das vendas com rentabilidade, analisar o mercado consumidor e concorrentes buscando práticas que se enquadrem ao negócio;
* Criar ações para aumento das vendas e promover os produtos adequadamente;
* Definir os valores de investimento;
* Definir a linguagem padrão de comunicação;
* Fazer a gestão operacional dos pedidos recebidos e entregues;
* Definir e acompanhar as métricas e indicadores para controlar as estatísticas da loja virtual e marketplaces, coordenando as ações para o cumprimento das metas;
* Garantir o aprimoramento e atualização da plataforma de e-commerce e integrações com parceiros, junto ao setor responsável;
* Criar e garantir a manutenção de todas as atividades diárias da loja virtual e marketplaces;
* Sugerir o mix atrativo para os marketplaces;
* Pesquisar e desenvolver a contratação de novas ferramentas;
* Identificar melhores práticas junto as áreas internas e dos marketplaces;
* Garantir a conciliação financeira com os marketplaces;
* Coordenar as análises de contratos de parceria, validando-os;
* Contribuir com as informações para a área de Negócios, visando conseguir preços competitivos;
* Analisar os indicadores dos marketplaces, compartilhando ações de correção, quando necessário;
* Analisar vendas, margem, performance dos marketplaces, preços X mercado, pedidos faturados X postados X entregues, GA, ADS, ROI, devoluções, disseminando à equipe os números e metas do setor;
* Elaborar relatório de acompanhamento de indicadores de desempenho, analisar os dados e sugerir estratégias de vendas;
* Checkpoint com os marketplaces e com a equipe visando melhorias e oportunidades para o setor;
* Fazer o forecast de produtos, analisando as oportunidades e itens com risco de quebra de estoque;
* Analisar as devoluções, buscando a conversão em vendas, mensurando as causas, trazendo soluções;
* Cuidar para que os trabalhos desenvolvidos na área se mantenham dentro dos padrões determinados pela empresa;
* Executar tarefas afins.
Formação:
Superior Completo na área Comercial, Tecnologia da Informação, Marketing ou correlata.
Treinamentos:
* Experiência em Gestão de Pessoas;
* Noções de Legislação (Fiscal e Direito do Consumidor);
* Conhecimento de planejamento de budget;
* Experiência com Indicadores e Análise de Resultados;
* Experiência Informática.