Descrição do Cargo
O profissional de fiscalização e tributação é responsável por assegurar a compliance fiscal, processos administrativos, desembaraço de notas fiscais e apuração de impostos diretos e indiretos. Essa função envolve suporte a gestão, acompanhamento, análise e tratativas para garantir o cumprimento da legislação.
Responsabilidades e atribuições:
1. Analisar e conferir o livro de entrada e saída, verificando classificações fiscais e contábeis para garantir o fechamento mensal contábil e fiscal.
2. Elaborar obrigações assessórias e fiscais (EFD, DCTF Web, GIM, etc.) através de análise, conferência e transmissão para cumprir as obrigações impostas pela legislação.
3. Analisar e desembaraçar Notas Fiscais através do acompanhamento de compras no portal da SEFAZ, garantindo que as cobranças estejam de acordo com a legislação e o processo de desembaraço seja concluído.
4. Acompanhar alterações na legislação através do sistema econet para manter a empresa atualizada nas exigências legais.
5. Realizar suporte às lojas quanto a dúvidas fiscais e atender chamados do OCTADESK para garantir o processo correto.
6. Realizar análise e aceite de PIM para garantir que mercadorias sejam internalizadas de acordo com a legislação vigente.
7. Realizar fechamento das obrigações municipais (ISS) referentes aos municípios dos estados de AM, AP, MA, MT, PA e RR para cumprir as obrigações impostas pela legislação.
8. Assegurar tratativas juntos com os fornecedores para ajuste/correção de Notas Fiscais através de contato com eles para garantir o processo.
9. Realizar lançamento e conciliação da razão referente às contas de impostos para garantir que sejam provisionados dentro da competência e nos valores corretos.
10. Realizar apuração e declaração de impostos diretos e indiretos e escrituração fiscal, atender fiscalizações e participar na análise dos procedimentos tributários da empresa;
Requisitos e qualificações:
1. Ensino superior completo em Ciências Contábeis, Econômica ou Administrativa;
2. Vivência na área;
3. Informática intermediária;
4. Conhecimento de PIS, COFINS, ICMS;