Pesquisador de Ponta em Comunicações Sem Fio e Superfícies Inteligentes
Uma posição de pós-doutorado está aberta para atuar na análise de desempenho de superfícies inteligentes reconfiguráveis em sistemas de banda larga. O projeto tem como objetivo estabelecer um arcabouço abrangente e unificado para a avaliação do desempenho de sistemas MIMO assistidos por RIS em canais seletivos em frequência.
O pesquisador contribuirá para o avanço científico e tecnológico da área, conduzindo pesquisas de ponta e colaborando com outros membros da equipe. É esperado domínio de métodos estatísticos, teoria das probabilidades, teoria da comunicação e teoria da informação. Além disso, é necessária proficiência em linguagens de programação como Python, C++, C, MATLAB e Mathematica.
As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel. O instituto valoriza o trabalho em equipe e a integração entre academia e indústria.
Para se candidatar, é necessário ter doutorado em Engenharia Elétrica, Telecomunicações ou Ciência da Computação, com experiência comprovada em antenas, estatística, probabilidade, comunicações sem fio e aprendizado de máquina. É importante ter uma boa capacidade de comunicação técnica e científica.
Adicionalmente, seria interessante ter experiência em antenas reconfiguráveis, metasuperfícies, comunicações digitais e sem fio, tecnologias de camada física, modulações multicarrier e ortogonais, sistemas MIMO, técnicas de múltiplo acesso, códigos corretores de erro, estimação de canal e equalização.
],