Descrição e Responsabilidades: Horário: 40 horas semanais Nível: Professional Regime de contratação: Tenured - CLT labor code MISSÃO DO CARGO:Realizar, controlar e analisar fluxos de trabalho e desenvolver atividades técnicas e administrativas, de acordo com o Book de Processos e mapeamento de processos da área de atuação. ATRIBUIÇÕES DO CARGO 1. Executar os processos descritos no Book de Processos da unidade relativos às suas atividades e área de atuação. 2. Efetuar diagnósticos e levantamentos de necessidades em sua área de atuação, apoiando a liderança nos processos de transformação organizacional. 3. Participar de comitês, comissões, colegiados e demais grupos de trabalho que se fizerem necessários, visando ao desenvolvimento e à melhoria contínua organizacional. 4. Prestar atendimento a clientes internos e externos, dentro de sua área de conhecimento e atuação, assegurando a clareza e precisão das informações a serem disponibilizadas. 5. Cumprir diretrizes, políticas, normas, regulamentos e programas institucionais, assegurando conduta compatível com os direcionadores organizacionais. 6. Propor e elaborar ações dando suporte à tomada de decisão que atendam às diretrizes estratégicas, incluindo planos de trabalho, orçamentos e demandas administrativas diversas. 7. Propor, planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização de atividades, projetos e eventos. 8. Prestar suporte técnico às Diretorias, às Gerências e aos Conselhos e às cooperativas, desenvolvendo e acompanhando projetos, processos e eventos institucionais. 9. Desenvolver estudos e análises de dados, documentos e informações dando apoio e suporte às tomadas de decisão em projetos e processos específicos considerando sua área de conhecimento e atuação. 10. Elaborar relatórios, pareceres ou documentos com informações referentes a sua área de conhecimento e atuação. 11. Orientar clientes internos ou externos com base em diagnósticos e análises realizados. 12. Elaborar, emitir e controlar relatórios, documentos, pareceres e informações relativas ao seu campo de atuação. 13. Levantar, analisar e tratar dados para a geração de informações relevantes para a área de atuação. 14. Receber, conferir, controlar e manter a guarda física e/ou eletrônica de documentos, assim como elaborar e manter atualizados os procedimentos e documentos de sua área de atuação. 15. Manter atualizados os relatórios, ferramentas e/ou controles com o progresso dos projetos/atividades, planos de ação e rotinas. 16. Acompanhar o desempenho e execução de projetos e atividades, planos de ação e rotinas da área, corrigindo distorções cotidianas, bem como, apresentando sugestões de melhoria ou facilitando a execução para a sua liderança. 17. Efetuar cálculos para a realização de atividades diversas. 18. Participar, planejar, organizar e realizar palestras, treinamentos, cursos e eventos de capacitação diversos em sua área de atuação visando ao desenvolvimento e à disseminação de conhecimento. ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO 1. Executar os processos descritos no Book de Processos da unidade relativos às suas atividades e área de atuação. 2. Realizar estudos e pesquisas de cenários econômico, financeiro, social e ambiental destinados à promoção, desenvolvimento e fortalecimento das cooperativas. 3. Solicitar, preparar e monitorar materiais, recursos e serviços necessários à realização das ações relativas à sua área de atuação. 4. Planejar, coordenar, executar, monitorar e avaliar a operacionalização de eventos de capacitação e de alinhamento técnico. 5. Realizar viagens com a finalidade de participar de eventos, executar trabalhos, missões e intercâmbios nas cooperativas ou em outras instituições. 6. Identificar junto aos públicos-alvo as demandas na área de promoção social e elaborar plano de ação para atendimento, em conjunto com a coordenação. 7. Promover a integração da organização com as cooperativas e estimulá-las à adesão dos programas disponibilizados. 8. Auxiliar a coordenação na elaboração do orçamento, bem como na reformulação orçamentária, fornecendo dados paras as tomadas de decisão. 9. Prestar suporte na operacionalização das diretrizes nacionais relacionadas a promoção social. 10. Propor e apoiar a implementação de programas e projetos relacionados ao monitoramento e desenvolvimento de cooperativas. 11. Realizar estudos de cenários e apoiar a elaboração de diagnóstico e propor ações de melhorias no âmbito da gestão e governança das cooperativas, disseminando boas práticas. 12. Realizar atendimento às cooperativas, visando diagnosticar e atender demandas de treinamento e desenvolvimento, identificando as melhores oportunidades e metodologias a serem utilizadas. 13. Desenvolver conteúdos e programas de treinamentos de acordo com as demandas de necessidades específicas das cooperativas, bem como analisar e identificar os melhores profissionais para a realização das capacitações e eventos, conforme cad