Área e especialização profissional: Saúde - EnfermagemNível hierárquico: EstagiárioLocal de trabalho: Guarulhos, SPRegime de contratação de tipo EstágioJornada Parcial manhãsPrincipais Atividades de um Atendente Terapêutico (AT) - Estagiário de Psicologia no Atendimento TEA:Aplicação de Programas de Intervenção:Implementar atividades e estratégias planejadas pelo supervisor (psicólogo) para desenvolver habilidades específicas, como comunicação, socialização, autonomia, habilidades acadêmicas e manejo de comportamentos desafiadores.Seguir roteiros e protocolos de intervenção (muitas vezes baseados na Análise do Comportamento Aplicada - ABA), registrando os dados de desempenho da criança.Utilizar recursos visuais, comunicação alternativa e outros suportes para facilitar a compreensão e a participação da criança.Acompanhamento em Diversos Ambientes:Acompanhar a criança em seu ambiente natural, que pode ser a casa, a escola, ou outros ambientes sociais (parques, supermercados, etc.
).Mediar interações sociais com colegas, familiares e outros adultos, incentivando a participação da criança em atividades em grupo e auxiliando na compreensão de dinâmicas sociais.Apoiar a generalização de habilidades aprendidas em um ambiente para outros.Coleta e Registro de Dados:Observar e registrar o comportamento da criança de forma objetiva, seguindo os parâmetros definidos no plano de intervenção.Manter registros precisos e detalhados sobre o progresso da criança nas atividades, comportamentos observados e quaisquer intercorrências.
Esses dados são cruciais para a avaliação do plano de intervenção pela equipe.Colaboração com a Equipe e Família:Comunicar-se regularmente com o supervisor, compartilhando as observações e dados coletados, e recebendo orientações.Participar de reuniões de equipe multidisciplinar, contribuindo com suas percepções sobre o desenvolvimento da criança.Interagir com os pais e cuidadores, fornecendo informações sobre o progresso da criança e auxiliando na implementação de estratégias em casa, sob orientação do supervisor.No ambiente escolar, colaborar com professores e outros profissionais para garantir a inclusão e o suporte adequado à criança.Desenvolvimento de Autonomia:Focar em ensinar e promover a autonomia e independência da criança nas diferentes atividades do dia a dia, minimizando a necessidade de suporte constante.Auxiliar no desenvolvimento de habilidades de autocuidado, como higiene pessoal, alimentação e organização.Manejo Comportamental:Aplicar estratégias para manejar comportamentos desafiadores de forma positiva e construtiva, conforme o plano de intervenção e as orientações do supervisor.Identificar antecedentes e consequências de comportamentos para auxiliar na compreensão e modificação.