Função:
Suporte técnico ao processo de compra para a gestão eficaz dos insumos da empresa, garantindo compras justas e adequadas.
O analista de compras pleno deve ter habilidades de negociação e resolver problemas para obter os melhores preços e prazos possíveis. Além disso, é fundamental ter conhecimento em ferramentas de sourcing e gerenciamento de categorias para garantir que as compras sejam feitas de forma estratégica e eficiente.
Responsabilidades
1. Fazer análises técnicas das especificações de materiais, equipamentos e serviços solicitados pelas áreas internas;
2. Analisar cotações recebidas e negociar preços, prazos e condições contratuais com fornecedores;
3. Fechar contratos e acompanhar todos os processos até a entrega do produto ou serviço solicitado;
4. Acompanhar indicadores setoriais e benchmarking para a melhoria contínua das operações;
5. Prospectar novos fornecedores e identificar oportunidades de redução de custos;
6. Ter profundo conhecimento dos contratos vigentes e relacionamento com fornecedores;
7. Acompanhar e analisar o desempenho dos fornecedores para propor melhorias e soluções para otimização de processos;
8. Gerenciar stakeholders (áreas solicitantes, fornecedores e demais áreas envolvidas no processo);
9. Acompanhar contratos para planejamento de contratações futuras;
Requisitos
* Superior completo;
* Forte experiência em compras de insumos de grande volume e complexidade;
* Forte bagagem em negociação de contratos;
* Atuação com indicadores e ações de redução de custo;
* Inglês avançado;
* Conhecimentos Técnicos: ERP - Oracle, SAP e etc; Conhecimento em ferramentas de sourcing (TCO, Cost breakdown, Porter, Kraljic, Drivers de Custo e etc); Gestão de Categorias; Strategic Sourcing; Conhecimento em contratos;
Abertura de custos; Familiaridade processo de importação e práticas de comércio exterior serão considerados como diferencial;
Benefícios
Além das responsabilidades mencionadas anteriormente, o candidato selecionado também precisará atuar na melhoria da qualidade dos produtos/serviços e redução de custos, desenvolvendo novas alternativas. Isso inclui prospectar novas soluções e novos fornecedores em colaboração com o time técnico de qualidade.
Outras informações
Neste cargo você precisará trabalhar em equipe e manter relacionamentos positivos com diferentes partes interessadas. Além disso, será necessário manter-se atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias no mercado de compras.