**Gerente nacional de vendas - Ramo da Construção Civil**
**Área**: Vendas e Desenvolvimento de Negócios - Produtos para Construção Civil
**Objetivo do Cargo**: O Gerente será responsável pela liderança e gestão da área comercial, focando no desenvolvimento de novos negócios e na manutenção de relacionamentos com clientes-chave.
A função exige um profundo conhecimento técnico dos produtos de construção civil, especificamente em tubos, condutores, conexões e outros produtos especializados, transformando esse conhecimento em soluções eficazes e de alto valor para os clientes.
**Responsabilidades**:
- Fazer o Planejamento Anual Nacional, garantir o cumprimento da meta anual e validar os planos anuais regionais.
- Realizar o planejamento estratégico do comercial em alinhamento com as macro estratégias do P.E., reportando os resultados mensalmente ao CMO.
- Desenvolver a operação comercial da estratégia macro recebida em nível nacional e por canal de vendas.
- Validar e acompanhar todos os Planos Regionais Anuais e Trimestrais.
- Executar reuniões de acompanhamento semanalmente com as gerências regionais.
- Monitorar e validar todas as agendas dos gerentes regionais.
- Formular, validar e assegurar o cumprimento do Plano Master de Premiação Anual.
- Promover reuniões de resultados trimestrais e garantir que os pontos levantados como melhorias sejam cumpridos.
- Definir os KPIs e assegurar o cumprimento da remuneração variável de gerentes e representantes, para apresentar ao CMO.
- Estabelecer relacionamento direto e operacional com Clientes Master 2, com visita mínima trimestral a cada um deles.
- Distribuir o Orçamento Anual recebido da Diretoria por regional de vendas.
- Garantir o cumprimento do orçamento de despesas, por meio de práticas que mantenham os custos dentro do necessário para realizar as ações da equipe comercial.
- Garantir o crescimento do Market Share, por meio de ações que garantam a manutenção e conquista de novos clientes.
- Garantir a implementação e distribuição do portfólio de produtos, por meio da definição de ações para positivação dos canais de vendas.
- Acompanhar e apoiar a área de marketing nas melhores práticas e melhor utilização dos recursos de campanha e de trade marketing, por meio de relatórios e visitas pessoais.
- Acompanhar pessoalmente as principais ações dos gerentes e vendedores, mantendo feedback constante, visando melhorias nas práticas de vendas e entrega comercial da macro estratégia de mercado.
- Manter um fluxo de informações constante com outras áreas da empresa, principalmente comercial e trade, para oferecer subsídios de avaliação de mercado e tendências, visando que as ações corretivas e de busca de oportunidades sejam eficientes e rápidas.
- Implementar rapidamente ações corretivas necessárias, atuando na resolução de conflitos para manter o equilíbrio nas relações interpessoais da equipe, buscando harmonia e entendimento do time.
- Fornecer informações para auxílio na construção do S&OP.
- Responsável pela elaboração e execução do FCA relacionado à operação de vendas nacional.
- Atuar diretamente na gestão dos Gerentes Regionais, capacitando e atuando para que o nível de serviço comercial seja de excelência, incluindo comunicação com o cliente, solução de problemas e conflitos e execução das tarefas previamente alocadas aos Regionais.
- Elaborar uma agenda com marketing para desenvolvimento de regiões e produtos.
- Elaborar estratégia de premiação aos distribuidores (rebate) e ser responsável pela sua implementação.
- Ser responsável pelos contratos comerciais e seus indicadores (consignações, programas de relacionamento e avaliações de desempenho nos clientes, ex.
OTIF).
**Habilidades**:
- Excelente capacidade de negociação e fechamento de vendas.
- Experiência em gestão de equipe comercial, com foco em resultados e desenvolvimento de talentos.
- Forte orientação para resultados e cumprimento de metas.
- Comunicação clara e eficaz para interagir com clientes, fornecedores e equipe interna.
- Habilidade para análise de mercado e planejamento estratégico.
- Facilidade para trabalhar com dados e gerar relatórios de performance.
- Conhecimento em gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas comerciais para otimização do processo de vendas.
- Capacidade de identificar oportunidades de vendas em nichos específicos do mercado da construção civil.
- Inglês técnico (desejável, mas não obrigatório).
**Competências Desejáveis**:
- Experiência prévia com produtos e soluções para infraestrutura, encanamento, instalações elétricas e materiais utilizados em grandes obras de construção.
- Capacidade de tomar decisões firmes, sendo analítico e orientado a dados.
- Habilidade em gerenciar conflitos e dizer "não" quando necessário.
Tipo de vaga: Tempo integral
Pagamento: R$17.000,00 - R$24.000,00 por mês
Horário de trabalho:
- De segunda à sexta-feira