O profissional é responsável por fazer a abertura e o fechamento de caixa, processar e receber o pagamento e emitir notas fiscais. Além das tarefas administrativas, o operador de caixa atua diretamente no atendimento ao cliente, uma vez que é a pessoa que concretiza e finaliza a compra.
1. Ø Cuidar da aparência várias vezes durante o expediente;
2. Ø Conferir limpeza do caixa e do ambiente a cada atendimento;
3. Ø Conferir estoque e disponibilidade de embalagens;
4. Ø Abrir o sistema do caixa e preparar ambiente para atender os clientes;
5. Ø Conferir e registrar suprimentos de troco;
6. Ø Conferir funcionamento das máquinas de cartão de crédito;
7. Ø Ser simpática com o cliente, independente da situação. Quando o assunto for complicado, chamar a responsável pelos caixas;
8. Ø Verificar disponibilidade de embalador, chamando-o ou comunicar ao responsável pelos caixas;
9. Ø Antes de atender o cliente informar-se sobre a forma de pagamento, se a compra será entregue, se faltou algum produto, entre outras informações relevantes;
10. Ø Receber boletos bancários durante o horário de expediente dos bancos;
11. Ø Registrar todos os produtos comprados pelo cliente;
12. Ø Observar os preços dos produtos em promoção e a descrição dos produtos apresentada no sistema;
13. Ø Se detectar produtos danificados ou vencidos, solicitar troca;
14. Ø Separar produtos por categoria para facilitar embalador;
15. Ø Se necessário, preencher adequadamente os cheques e solicitar consulta;
16. Ø Quando o pagamento for com cartões, pedir documento de identificação e conferir se o cliente é dono do cartão;
17. Ø Controlar pagamento em dinheiro para não desabastecer o troco;
18. Ø Verificar sobra de produto, orientando o recolhimento e devolução para o local correto;
19. Ø Proceder à cobrança, conforme a forma de pagamento e orientações do superior;
20. Ø Conferir o cupom de promoção, observando os dados e letra legível, quando for o caso;
21. Ø Acompanhar trabalho do embalador, ajudando-o se necessário;
22. Ø Comunicar ao superior a necessidade de fazer sangria no caixa quando tiver dinheiro em excesso ou quando solicitado;
23. Ø Evitar acumulo de carrinhos nas proximidades do caixa, pedindo ajuda ao embalador para limpá-los e guardá-los;
24. Ø Limpar o balcão para receber a próxima compra;
25. Ø Abastecer, organizar, verificar validade e fazer limpeza dos displays, conforme programação e necessidade;
26. Ø Fechar o caixa, conforme orientações do superior;
27. Ø Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado;
28. Ø Auxiliar outros setores quando necessário.